Política

O QUE QUER MARANHÃO: As portas estão abertas e escolheremos o que for melhor para o PMDB – Por Lena Guimarães

ricardo.maranhao.cassio-300x103 O QUE QUER MARANHÃO: As portas estão abertas e escolheremos o que for melhor para o PMDB – Por Lena Guimarães

Em meio as muitas incertezas nos cenários nacional e estadual, não é inteligente limitar possibilidades, especialmente no instável universo da política. Por isso, com a experiência acumulada em mais de meio século de disputas, o presidente do PMDB paraibano, senador José Maranhão mantém abertas as portas – e até as janelas –  do seu partido para 2018.

O PMDB paraibano tem se entendido com a oposição – a aliança de 2016 na Capital é um exemplo – mas Maranhão explica que não existe relação duradoura se não for em duas vias, dando e recebendo apoio, e que vai buscar o que for melhor para o seu partido.

Pelo que ouvi dele, ninguém deve dar aliança com o PMDB como favas contadas. O líder peemedebista voltou a repetir que “na política, como no amor, não raro se processa a união dos contrários”. Significando que o leque de possibilidades inclui até quem é adversário no momento, como Ricardo Coutinho, “porque é da essência da democracia”.

Na visão de Maranhão, a atual conjuntura política paraibana favorece as conversas porque não há definições sobre candidaturas em nenhum partido ou bloco. Vê apenas intenções e aspirações.

Maranhão diz que o PMDB terá candidato próprio, e que está à disposição para a disputa. Que o partido tem uma história de coerência e simpatia popular porque “conversa sobretudo com o povo”. Que tem serviços prestados ao Estado e propostas para o seu futuro.

Prevê que as definições sobre alianças e candidaturas começarão a ocorrer depois da reforma política que está em discussão no Congresso Nacional, e que para valer em 2018 tem que ser aprovada até 7 de outubro, um ano antes do pleito, uma exigência legal. Sem normas claras, não há como avaliar possibilidades de sucesso.

Leia Também:   “Centrão” pressiona Temer e diz que não votará reforma da Previdência

Pode ser que as coligações proporcionais sejam proibidas, que clausula de barreira seja aprovada com o objetivo de reduzir número de partidos, que seja criado fundo público no valor de R$ 3,6 bilhões para bancar as campanhas – muito questionado -, e devem influenciar decisões.

Pelo que diz o experiente líder, o tempo das incertezas está acabando. Quem for candidato pra valer vai correr a partir de outubro para fechar apoios. Maranhão afirma que o PMDB já definiu suas premissas: perseguirá a unidade e não aceitará aventureirismo.

Fonte: http://correiodaparaiba.com.br/colunas/opcoes-do-pmdb/

Créditos: Lena Guimarães

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar