O Centro de Comercialização Sustentável de Monteiro (Parque da EMBRAPA) recebeu uma grande quantidade de monteirenses que foram receber os filtros de cerâmica ofertados pela Prefeitura de Monteiro, em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano.
Durante a entrega foram disponibilizadas para a população ações de saúde e beleza como aferição de pressão arterial e glicose, corte se cabelo e ainda foi oferecido um saboroso café da manhã para os homens e mulheres do campo.
Em sua fala durante o evento a prefeita Anna Lorena falou sobre o que já foi feito na cidade, o que está sendo feito e oferecido e também ações futuras à médio prazo. Ainda aproveitou para esclarecer à população da zona rural, como será o sistema de rotação da máquina Ensiladeira, adquirida pela prefeitura e disponibilizada para a população na manhã desta terça.
Estiveram presentes na entrega além da prefeita Anna Lorena, o vice-prefeito Celecileno Alves; um grande número de vereadores, secretários, diretores tanto da prefeitura quanto de setores da sociedade que estão ligadas à zona rural.
Filtros de Cerâmica
A doação dos filtros em cerâmica tem o intuito de assegurar a saúde da população que não tem a acesso à água potável, dentro do Plano Emergencial de Enfrentamento à Estiagem, e que tem como meta atingir as famílias da zona rural dos municípios que estão enfrentando o problema da estiagem.
Segundo pesquisas norteamericanas nós, brasileiros, temos provavelmente o melhor sistema de filtragem de água nas mãos. Estes estudos apontaram que os filtros tradicionais de barro com câmara de filtragem de cerâmica são muito eficientes na retenção de cloro, pesticidas, ferro, alumínio, chumbo (95% de retenção) e ainda retém 99% de Criptosporidiose, um parasita causador de doenças.
As pesquisas revelam que os sistemas mais eficientes são baseados na filtragem por gravidade, onde a água passa lentamente pelo filtro e goteja num reservatório inferior, justamente como são os filtros de barro no Brasil. Esse sistema mais ‘calmo’ de filtrar a água garante que micro-organismos e sedimentos não passem pelo filtro devido à baixa pressão exercida pelo fluxo de água.
Essas conclusões levam a crer que quando um filtro de água sofre uma pressão elevada devido ao fluxo da água da torneira ou da tubulação, o processo fica prejudicado, pois o rápido fluxo desta pressão sobre o conjunto faz com que micro-organismos, sedimentos ou mesmo elementos químicos como ferro e chumbo passem pelo sistema chegando ao copo do consumidor.
Ensiladeira
Através de uma correia em “V” e engrenagens, o rotor transfere energia mecânica aos rolos que faz com que a ensiladeira seja acionada. Utilizada para picar forrageiras diversas de forma uniforme, sendo possível regular. As forragens normalmente utilizadas são o milho, sorgo, capim e cana de açúcar, no entanto, outras espécies forrageiras também podem ser beneficiadas com a máquina. Perfeita para o trato diário dos animais assim como para o enchimento de silos.
A ensiladeira ofertada aos serviços da população foi adquirida com recursos próprios do município de Monteiro.