Mundo

Indiana alega crueldade porque sua casa não tinha banheiro e obtém divórcio

casamento-india Indiana alega crueldade porque sua casa não tinha banheiro e obtém divórcio

O Tribunal de Famílias do estado de Rajasthan, na Índia, concedeu o divórcio a uma mulher que alegou “crueldade” por seu marido, à época, não ter construído um banheiro na casa onde moravam. No país, o divórcio só é autorizado caso haja apresentação ao tribunal de provas de crueldade, violência ou demandas financeiras injustificadas.

Ne decisão, o juiz Rajendra Kumar Sharma destacou que as mulheres nas aldeias costumam sofrer dores físicas por ter que esperar anoitecer para fazer as suas necessidades fora de casa. Ele disse ainda que a falta de um banheiro é vergonhosa e comparou com uma tortura o fato de negar às mulheres um local seguro, explicou à AFP a advogada Rajesh Sharma.

Esta não é a primeira vez que um casamento é anulado na Índia por falta de banheiro. Em 2016, uma mulher se recusou a casar no estado de Uttar Pradesh depois que o futuro marido se negou a construir um banheiro para o casal. Em junho, outra mulher se negou a voltar para casa até que seus sogros construíssem um banheiro.

A falta de áreas de necessidades básicas nos lares é um importante problema de saúde pública na Índia, afetando cerca de 594 milhões de pessoas, ou seja, quase a metade do país, segundo a Unicef. Cerca de 70% dos lares indianos não contam com banheiro.

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar