DestaquesParaíba

Intensa agenda da Secretaria de Saúde proporciona mais serviços do Outubro Rosa às mulheres monteirenses

DSC_0640-300x200 Intensa agenda da Secretaria de Saúde proporciona mais serviços do Outubro Rosa às mulheres monteirenses

Durante o mês de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde de Monteiro vem realizando ações de prevenção, informativas, encaminhamento de mamografias, distribuição de laços rosas, mutirões para realização de ultrassom mamária, entre outras atividades. Nesta terça-feira, 17, concretização de uma destas atividades de conscientização e prevenção ao câncer de mama foi realizado na Secretaria de Infraestrutura para às funcionárias.
A coordenadora da Atenção Básica, Fabiana Ferreira, juntamente com sua equipe, discorreu sobre os assuntos que são inerentes ao Outubro Rosa, como o autoexame das mamas e sua importância para um diagnóstico precoce ou até mesmo o descarte da doença, os exames como ultrassonografia e mamografia, bem como tantos outros assuntos e esclarecimento de dúvidas.
Ainda foi proporcionado às funcionárias os encaminhamentos e marcação de exames a exemplo dos citológicos. A equipe remetida a ação também fez o convite para que todas possam comparecer no próximo sábado na Praça João Pessoa para usufruir de diversos serviços que a Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e a Clínica Dr. Wanderley oferecerão no local.
Outras Ações
A campanha de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama em Monteiro ainda contou com o mutirão de exames de ultrassonografia, citológico e autoexame realizados no Centro da Mulher.
Na oportunidade os profissionais de saúde ainda aproveitaram para efetivar a importância da campanha Outubro Rosa com o objetivo específico de conscientizar as mulheres que os exames preventivos do câncer como o toque das mamas deve ser feito uma vez por mês, todos os meses, 3 a 5 dias após o aparecimento da menstruação ou em uma data fixa nas mulheres que já não têm menstruação.
Todas as mulheres após os 20 anos, com caso na família, ou com mais de 40 anos, sem casos, devem realizar o autoexame para prevenir e diagnosticar precocemente o câncer de mama, tendo em vista que a cidade de Monteiro proporciona no Centro da Mulher e até mesmo em cada Posto de Saúde da Família profissionais capacitados para dar instruções sobre como fazer o exame

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar