CidadesDestaques

Vasta programação marca a chegada do Outubro Rosa em Monteiro

03102017213632 Vasta programação marca a chegada do Outubro Rosa em Monteiro

Com a chegada do Outubro Rosa, o município de Monteiro intensifica as ações voltadas às mulheres, mesmo a cidade cultivando o “Ano Rosa”, pois o município possui um dos serviços mais completos em relação à saúde relativos ao tema através do Centro da Mulher que oferece a todos as consultas e exames necessários para a prevenção de doenças, a exemplo do próprio câncer de mama.

Nesta quarta-feira, 04, haverá uma caminhada abrindo oficialmente o Outubro Rosa que sairá da sede da Prefeitura Municipal, que estará iluminada na cor alusiva ao tema, em direção à Praça João Pessoa com o intuito de despertar ainda mais o interesse da população para a prevenção ao câncer de mama.

A campanha também contará com uma atenção especial dos funcionários que compõem o quadro do funcionalismo municipal, onde em sua primeira ação na Secretaria de Infraestrutura oferecerá serviços de marcação de exames e orientações.

Do dia 05 ao dia 31, a Prefeitura de Monteiro, através da Secretaria de Saúde, promoverá  palestras nas escolas municipais com as mães dos alunos, bem como atividades nos serviços oferecidos pela assistência municipal de saúde.

Na terça-feira, 17, haverá uma grande mobilização com ação no Centro da Mulher com serviços de ultrassonografia, exames citológicos e o estímulo ao auto exame das mamas, que pode ser o primeiro passo para identificar nódulos ou caroços. No dia seguinte (18) haverá uma palestra no Grupo de Aeróbica e nas escolas municipais com a participação das equipes do NASF, Melhor em Casa e Atenção Básica.

Na quinta-feira dia 19, será a vez do Grupo de Gestantes com atividades laborais em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento  Social, no dia 20 a equipe de enfermagem da Atenção Básica concederá entrevista nas rádios comentando os principais temas relativos ao Outubro Rosa.

O ponto alto das atividades do mês de prevenção ao Câncer de Mama acontecerá no sábado, 21, aonde todos os profissionais de saúde que integram a rede municipal se engajarão para uma abordagem nas ruas e com uma grande estrutura que será montada na Praça João Pessoa, oferecendo vários serviços incluindo procedimentos de beleza para as mulheres, também em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social. Ainda no mesmo dia, no PSF 09 – localizado na Rua do Cemitério, haverá atendimento com demanda espontânea para as mulheres.

“Durante todos os sábados do mês de outubro haverão tendas de saúde com marcação de exames e orientações para as mulheres em frente ao Mercado Público, este é um modo de atingirmos também às moradoras da zona rural que vêm à cidade. Nossa meta é que todas as mulheres do município possam ser alcançadas através de nossas ações para que casos sejam detectados precocemente ou até mesmo descartados através dos exames que oferecemos”, disse a prefeita Anna Lorena.

Conforme recomendação do Ministério Público da Paraíba, a cidade de Monteiro neste mês de Outubro, concederá exames de mamografia às mulheres com faixa etária a partir de 40 anos, idade em que casos de câncer de mama podem ser diagnosticados precocemente com mais chances de ser tratada e diminui a possibilidade de tratamentos, como a quimioterapia e até a mastectomia.

Outubro Rosa

A Campanha Outubro Rosa alerta para a necessidade do diagnóstico precoce da doença na luta pela cura: mamografias e autoexames devem fazer parte da rotina feminina.

Os sinais do corpo

Apesar de o câncer ser uma doença, na maioria das vezes, com desenvolvimento silencioso, algumas mulheres sentem mudanças no corpo. Os sintomas incluem nódulo na mama, secreção com sangue pelo mamilo e alterações na forma ou na textura do mamilo ou da mama. O tratamento depende da fase do tumor. Pode incluir quimioterapia, radioterapia e cirurgia.

É consenso entre especialistas e mulheres curadas que a doença não deve ser encarada como um bicho de sete cabeças. Em 19 de outubro, é comemorado o Dia Internacional contra o Câncer de Mama, que, mais uma vez, lembra a todas de cuidar da própria saúde.

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar