DestaquesParaíba

Alunos da Rede Municipal de Monteiro participam de exposição sobre antigas máquinas de calcular

Exposição_Máquinas-003 Alunos da Rede Municipal de Monteiro participam de exposição sobre antigas máquinas de calcular
Na manhã desta quinta-feira, 16, os alunos da Rede Municipal de Ensino de Monteiro participaram da abertura da exposição Antigas Máquinas Manuais de Calcular – Ciência e Tecnologia do Passado e do Presente, fruto de uma parceria entre a Prefeitura e a Universidade Federal de Campina Grande.
No momento da abertura estiveram presentes os alunos das escolas da zona urbana e rural acompanhados de seus professores e diretores, além da Secretária de Educação, Ana Lima Feliciano e a equipe da Secretaria de Comunicação.
Em sua fala de abertura o já conhecido pelos monteirenses Professor Daniel Cordeiro contou um pouco sobre a exposição das máquinas apresentadas e seu manuseio, enquanto que a secretária de Educação do município aproveitou o momento para parabenizar os alunos pelo excelente rendimento das provas do IDEB, informando-os de seus desempenhos, e convidou-os para a entrega da nova Escola José de Araújo Valença, ressaltando a importância da parceria da Prefeitura Municipal e a UFCG tanto no que se refere a esta exposição quanto aos cursos de qualificação oferecidos aos professores da rede.
E foi sob olhares curiosos que as crianças puderam conhecer a histórias das antigas máquinas de calcular que vão desde o ábaco até as que empregaram os primeiros tipos de tecnologia como por exemplo a Brunsviga Fabricada entre 1925 a 1935 na Alemanha, passeando por outros modelos diferentes chegando até a máquina de escrever. Algumas delas foram expostas abertas para que os estudantes pudessem compreender seu funcionamento. Certos modelos puderam inclusive ser manuseadas pelo público com a instrução e supervisão dos alunos do Programa de Educação Tutorial (PET) da UFCG.
A Exposição Antigas Máquinas Manuais de Calcular – Ciência e Tecnologia do Passado e do Presente estará aberta ao público monteirense de forma  gratuita até às 16 horas desta sexta-feira, 17, no Centro Cultural Alexandre da Silva Brito.

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar