Diversas

Olho Vivo por Simorion Matos

Simorion-Matos-205x300-205x300 Olho Vivo por Simorion Matos

CRESCENDO COM EDUCAÇÃO
As cidades do Cariri Paraibano estão crescendo a passos largos, principalmente Monteiro e Sumé. Entre os diversos fatores que têm contribuído para este crescimento, a chegada das escolas de nível superior e tecnológico tem papel decisivo. Tudo começou quando. Monteiro recebeu a UVA – Universidade Vale do Acaraú, depois a UEPB e o IFPB. A cidade de Sumé foi contemplada com o campus da UFCG.

Como principal resultado da chegada da educação acadêmica, as cidades passaram a atrair estudantes, professores e servidores vindos de outros estados, provocando o crescimento imobiliário, aumentando a movimentação do comércio e dos serviços.

RECEBENDO INVESTIMENTOS
O crescimento regional atrai e estimula novos negócios, tanto da área pública como na iniciativa privada. Os investimentos estão à vista de todos e acontecem no comércio, na indústria, na saúde, na educação e em outras áreas.

Quem transita pela BR 412, no contorno rodoviário de Monteiro passa ao lado do Portal da Transposição, da Clínica Dr. Wanderley Diagnósticos, uma das mais bem equipadas do interior e da Casa de Shows Portal do Cariri. A poucos quilômetros de Sumé, na saída para Campina Grande, temos a satisfação de ver em fase final de construção a Faculdade do Cariri, que deverá funcionar no próximo ano, um investimento da iniciativa privada. Informações extraoficiais dão conta de que a Faculdade do Cariri estará oferecendo graduação em diversos cursos, inclusive Direito.

JOGOS ESCOLARES
Depois de entregar aos desportistas a 1ª etapa da recuperação e ampliação do Estádio Feitosão, a prefeita de Monteiro, Anna Lorena, marca mais um tento na área esportiva. Nesta segunda, dia 6, às 07h30m, Lorena participa da cerimônia de abertura dos Jogos Escolares do Município de Monteiro – 2017, no Ginásio de Esportes O CHICÃO, no bairro do Mutirão.

O esporte monteirense vive hoje um tempo de muita movimentação, com apoio total da prefeita Anna Lorena.

CENÁRIO PARA 2018
Faltando menos de 2 meses para o ano eleitoral, a expectativa de quem acompanha a política monteirense é de como será desenhado o cenário da disputa para o governo da Paraíba. ´
Existem rumores de que as lideranças ligadas ao ex-deputado Carlos Batinga poderão apoiar o nome de Luciano Cartaxo, enquanto os peemedebistas ligados à ex-prefeita Doutora Lourdinha poderão apoiar uma possível candidatura de José Maranhão. Os ex-vereadores Juraci Conrado e Paulo Sérgio, que formaram a chapa derrotada na eleição municipal, deverão apoiar João Azevedo, candidato do governador Ricardo Coutinho.

O grupo formado pelo deputado João Henrique e pela ex-prefeita Edna Henrique poderá apoiar Romero Rodrigues ou até mesmo Luciano Cartaxo, se ele for o candidato das oposições.

Lideranças ligadas à prefeita Anna Lorena afirmam que ela só falará em disputa para o governo estadual a partir de junho, porque no momento está ligada prioritariamente na administração, na viabilização de parcerias e em projetos para o desenvolvimento de Monteiro.

PARABENIZANDO
Um filho da cidade de Patos, Ipojucan Marinho, nos enviou um comunicado parabenizando a coluna OLHO VIVO, que publicamos semanalmente. Ele se considera monteirense por adoção e afinação, já que morou na Princesa do Cariri de 1984 a 1988. É filho do Tenente Marinho, que inaugurou a Cia de Polícia de Monteiro junto com o então Capitão e hoje Coronel Soares.

Ipojucan nos transmitiu parabéns pelos comentários da coluna que ele considera sempre bem colocados e em especial pelos contos, que “se fecharmos os olhos, nos transportamos para a Monteiro dos anos 80”.

ALICE CHEGOU
Nasceu na quarta-feira, 1º de novembro, em Campina Grande, a netinha Alice Matos de Sena, filha de Luan e Simere. O Poder Superior, a quem agradecemos, nos brindou com uma bela menina, cheia de saúde.

RECORDE MUNDIAL
A cidade de Monteiro tem a gasolina mais cara do planeta.

PENSAMENTO DA SEMANA
“Dizem que a vida é para quem sabe viver, mas ninguém nasce pronto. A vida é para quem é corajoso o suficiente para se arriscar e humilde o bastante para aprender.”
(Clarice Lispector)

COISAS & CASOS

Versos de Zé de Cazuza e Manoel Filó

Os poetas Zé de Cazuza e Manoel Filó, durante uma viagem com destino ao Recife, faziam versos de improviso. Perto das 6 horas da noite surgiu o tema DEPOIS DA MORTE DO DIA e saíram, entre outros, estes dois belos versos no tema.

Zé de Cazuza:

Nesta hora o peregrino
Muda a marcha do andar
Baixa um profundo pesar
Na alma do assassino
Na igreja um velho sino
Saúda a Virgem Maria
Uma mãe na moradia
Beija uma filha que preza
Num casebre um velho reza
Depois da morte do dia.

Manoel Filó:

Numa cerca de aveloz
Depois do sol amparado
O vaga-lume assustado
Fica testando os faróis
Os pescadores de anzóis
Embocam na água fria
Ficam naquela agonia
Se uma piaba belisca
Termina roubando a isca
Depois da morte do dia.

Contatos com a coluna: [email protected]

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar