Política

Simorion Matos fala sobre revitalização do Rio Paraíba, Política e outros assuntos

sIMORION-300x295 Simorion Matos fala sobre revitalização do Rio Paraíba, Política e outros assuntos

DE VOLTA AO BATENTE

A prefeita Anna Lorena retorna a Monteiro após a viagem feita à Alemanha, onde representou a CNM – Confederação Nacional de Municípios. Já foi iniciada a montagem da decoração natalina da cidade, preparando a Princesa do Cariri para receber os turistas durante os festejos de fim de ano.
A prefeita acompanha pessoalmente os trabalhos, para que a cidade esteja sempre bem organizada, limpa e iluminada.
RIO PARAÍBA
A ‘Revitalização do leito do rio Paraíba’ é o tema de audiência pública que ocorrerá no dia 4 de dezembro, na sede do Ministério Público Federal (MPF), em João Pessoa. O objetivo do evento é promover um debate com autoridades, órgãos e instituições a respeito da importância de dotação orçamentária para implementação de medidas aptas para revitalização do leito do rio Paraíba e seus afluentes. A audiência será realizada, a partir das 9h, no auditório do MPF.
O rio Paraíba integra o Projeto de Integração do Rio São Francisco (Pisf), eixo Leste, meta 3L.
MAIS INVESTIMENTO
A empresária Andréia Viana inaugurou na noite do sábado (18), mais um empreendimento. Em evento bastante prestigiado, a cidade de Monteiro recebeu o Shopping da Beleza, localizado na Rua Poeta Miguel Jansen Filho, por traz da agência da CAIXA.
A Galega já tem investimentos em Monteiro, com o Portal do Cariri (casa de shows) e J Viana, no ramo imobiliário.
REVÉS EM CAMALAÚ
Mesmo realizando um bom trabalho administrativo, o prefeito de Camalaú, Sandro Môco, sofreu recentemente um duro revés. Durante a eleição antecipada da Mesa Diretora para o biênio 2019/2020 da Câmara Municipal de Camalaú, a chapa vitoriosa foi a dos vereadores de oposição ao prefeito do município.
A Câmara de Camalaú reelegeu o atual presidente Júnior. Também foram reeleitos os demais membros da atual Mesa: Diva (vice-presidente), Nicinha de Aristeu (1° Secretária), e Adelmo (2° Secretário).
APOIO EM MONTEIRO
Diferentemente do quadro de Camalaú e de outros municípios, em Monteiro o relacionamento entre a Prefeitura e a Câmara Municipal é excelente. A prefeita Anna Lorena tem recebido o apoio legislativo até mesmo de vereadores da oposição e a eleição antecipada da nova Mesa Diretora já ocorreu sem problemas, escolhendo o vereador Cajó Menezes (PSDB) como o futuro presidente da Casa José Ferreira Tomé.
BRASIL SORRIDENTE
O Ministério Público Federal (MPF) emitiu nota esclarecendo à população do Cariri paraibano que não partiu da Operação Titânio a suspensão dos atendimentos dentários feitos em Sumé pela empresa envolvida na referida operação investigativa. Segundo a nota, durante o cumprimento dos mandados judiciais de apreensão de documentos na empresa, a Polícia Federal teve a cautela de só apreender documentação de tratamentos que já estavam encerrados.
O MPF informou que a decisão de suspender os atendimentos foi um ato unilateral da própria empresa, responsável pela realização dos procedimentos dentários, e não partiu do MPF, nem da Controladoria-Geral da União, nem da Polícia Federal, nem houve decisão judicial nesse sentido.
CARIMBANDO AS FAIXAS
O Flamengo carimbou as faixas de Campeão Brasileiro 2017 do Corinthians, ao massacrar o timão, impondo uma derrota por 3 X 0 na Ilha do Urubu.
Se o espírito de luta e a determinação tática do mengão no jogo contra os corintianos tivessem acontecido ao longo da competição, o rubro-negro estaria em posição bem melhor no Brasileirão.
PENSAMENTO DA SEMANA
“Não tropeçamos nas grandes montanhas, mas nas pequenas pedras”.
(Augusto Cury)
COISAS & CASOS
PATRIMÔNIO IMORTAL DA POESIA
Estamos na semana comemorativa do aniversário de nascimento do poeta Pinto do Monteiro. Severino Lourenço da Silva Pinto nasceu no sítio Carnaubinha, município do Monteiro, em 21 de novembro de 1895 e faleceu em sua terra natal, em 28 de outubro de 1990.
Poeta popular, cantador e improvisador, foi vaqueiro, vendedor de cuscuz, auxiliar de enfermagem, guarda do serviço contra a malária e soldado.
Foi um dos mais lendários cantadores e repentistas nordestinos. Começou a cantar no Mercado São José, na capital pernambucana. Gravou dois LPs, “Pinto do Monteiro e Zé Pequeno: Acelerando as Asas do Juízo”, lançado de forma independente e “Pinto do Monteiro: Vida, Poesia e Verdade”, lançado pela Fundação Joaquim Nabuco.
Considerado um dos mais legítimos representantes da arte do improviso, por isso figura nos anais da poesia popular como O Rei dos Cantadores. Nas cantorias, sua característica principal era armar o bote para pegar os seus colegas cantadores na resposta. Ficou conhecido como Cascavel do Repente.
Foi patrono de uma turma de concluintes de  Jornalismo da Universidade Católica  de Pernambuco. Também participou do Festival de  Cinema do Guarujá ao lado de João  Furiba, Pedro Amorim, Lourival  Batista , Jô Patriota e José  de Cazuza,  levado   pelo  poeta  monteirense   Jansen  Filho. Recebeu a Viola  de Ouro, por ser  considerado o maior repentista do Brasil.
O poeta Dedé Monteiro, pernambucano de Tabira, define a grandeza do vate monteirense em poema, no mote PATRIMÔNIO IMORTAL DA POESIA:
“No seu tempo, no brasileiro piso,
Pinto velho a macaca segurava
E infeliz do poeta que tentava
Desbancá-lo, cantando de improviso.
Cascavel venenosa cujo guiso
Conservava calado e não batia
Mas depois que a presa aparecia
O veneno comia de esmola
Jararaca assanhada da viola
PATRIMÔNIO IMORTAL DA POESIA”.
Contatos com a coluna: [email protected]
VITRINE DO CARIRI
Por Simorion Matos

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar