Maduro anuncia criação de criptomoeda venezuelana para enfrentar bloqueio dos EUA.
O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, anunciou neste domingo (3) a criação do “Petro”, uma moeda virtual apoiada na riqueza petroleira do país, para enfrentar o “bloqueio financeiro” dos Estados Unidos.
“Quero anunciar que a Venezuela vai implementar um novo sistema de criptomoeda a partir das reservas de petróleo. A Venezuela vai criar uma criptomoeda, o Petro, para avançar em termos de soberania monetária, para fazer suas transações financeiras e vencer o bloqueio financeiro”, disse Maduro em seu programa semanal de televisão.
Além do petróleo, a nova moeda estará vinculada à riqueza de gás e à existência de ouro e diamante, indicou Maduro.
“Isto vai nos permitir avançar em direção a novas formas de financiamento internacional para o desenvolvimento econômico e social do país”, afirmou.
O anúncio chega em um momento em que a Venezuela enfrenta sérios problemas de financiamento, depois de que um grupo de detentores de bônus e agências de classificação de risco declarou o país em default parcial, junto com sua petroleira PDVSA, devido ao atraso em pagamentos de capital e juros de títulos da dívida.
Maduro atribui as dificuldades às sanções impostas pelos Estados Unidos em agosto passado, que proíbem cidadãos e empresas desse país de negociarem novas dívidas emitidas pelo governo e pela PDVSA.
Em meio à grave crise no país pela queda dos preços e da produção de petróleo, a moeda venezuelana, o bolívar, sofreu uma desvalorização de 95,5% ante o “dólar negro” no último ano.