Brasil

Advogados competentes já provaram minha inocência, diz Lula em manifestação em Porto Alegre

lula-lava-jato-1-300x145 Advogados competentes já provaram minha inocência, diz Lula em manifestação em Porto Alegre

Diante de milhares de manifestantes, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursa no Centro de Porto Alegre na noite desta terça-feira (23), um dia antes do julgamento do recurso de sua defesano Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), também na capital gaúcha. O presidente afirmou que já teve a inocência no processo do triplex em Guarujá provada pelos advogados.

“Não vou falar do meu processo, não vou falar da Justiça, primeiro porque eu tenho advogados competentes que já provaram minha inocência, segundo porque acredito que aqueles que vão votar deverão se ater aos autos do processo, e não convicções políticas de cada um. E terceiro, porque estou na luta há 40 anos e vocês sabem da minha essência”, discursou o ex-presidente, que também fez críticas à imprensa.

9k= Advogados competentes já provaram minha inocência, diz Lula em manifestação em Porto Alegre3c0dac32-025a-41fa-814b-f4f6b900dd20 Advogados competentes já provaram minha inocência, diz Lula em manifestação em Porto Alegre

Multidão em torno do palanque onde Lula discursou em Porto Alegre (Foto: Jonas Campos/RBS TV)

Lula fala em um palanque montado na Esquina Democrática, cruzamento entre a Avenida Borges de Medeiros e a Rua dos Andradas, conhecido na cidade como ponto de manifestações da cidade. Segundo os organizadores do ato, havia cerca de 70 mil pessoas assistindo – a Brigada Militar não informou estimativa.

Também é realizado um ato contrário ao ex-presidente no Parque Moinhos de Vento, na Zona Norte da capital gaúcha. Conforme os organizadores, cerca de 500 pessoas estão no local. A Brigada Militar não informou estimativa de público. Os manifestantes exibem bandeiras do Brasil e cartazes de apoio ao juiz Sergio Moro.

Grupo de manifestantes contrários a Lula protestam na Zona Norte de Porto Alegre (Foto: Everson Dornelles/RBS TV)

Dia de atos na capital gaúcha

Lula desembarcou em Porto Alegre por volta das 17h, segundo informou a assessoria do PT no estado. Mas desde a manhã de terça eram registrados protestos em Porto Alegre.

Pela manhã, foi realizada uma caminhada pela Região Central da cidade. No início da tarde, em frente à Assembleia Legislativa, na Praça da Matriz, compareceram políticos como a presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann, a pré-candidata à Presidência da República pelo PC do B, Manuela d’Ávila, a deputada federal Maria do Rosário e a ex-presidente Dilma Rousseff, entre outros.

Z Advogados competentes já provaram minha inocência, diz Lula em manifestação em Porto Alegrecaminhada-mst-lula-1 Advogados competentes já provaram minha inocência, diz Lula em manifestação em Porto Alegre

Apoiadores de Lula caminham pela Avenida Borges de Medeiros em direção ao Centro de Porto Alegre, onde ocorre ato com a presença do ex-presidente (Foto: Rafaella Fraga/RBS TV)

Após o ato, teve início uma nova caminhada, que causou bloqueio de ruas e avenidas na cidade, e culminou na espera do ex-presidente na Esquina Democrática. Além das manifestações, vários ônibus chegavam ao longo do dia ao acampamento montado no Anfiteatro Pôr do Sol, também na região Central de Porto Alegre, às margens do Guaíba.

 Julgamento de Lula

O julgamento do recurso apresentado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no processo do triplex em Guarujá será realizado às 8h30 do dia 24 de janeiro de 2018, na sede do TRF-4, em Porto Alegre.

A apelação será analisada pelos desembargadores João Pedro Gebran Neto, relator da Lava Jato no TRF-4, Leandro Paulsen, que é o revisor, e Victor Luiz dos Santos Laus. Eles integram a 8ª Turma do Tribunal Regional da 4ª Região.

Apenas este processo, que possui outros seis réus, está na pauta do dia 24. O G1 vai transmitir o julgamento ao vivo.

Em julho, Lula foi condenado pelo juiz Sergio Moro, responsável pela Lava Jato na primeira instância, a 9 anos e 6 meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no processo envolvendo o triplex.

De acordo com a denúncia, a OAS pagou R$ 3,7 milhões em propina a Lula por meio da entrega e reforma do imóvel, além do armazenamento do acervo presidencial. Lula foi absolvido da acusação sobre o armazenamento. O ex-presidente nega ser dono do imóvel.

Outros dois réus no mesmo processo também foram condenados, e quatro, absolvidos.

A data do julgamento da apelação foi marcada em 12 de dezembro. Em nota, a defesa de Lula criticou a “tramitação recorde” do processo.

De acordo com a assessoria do TRF4, a marcação do julgamento ocorreu pela necessidade de prazo hábil mínimo para intimação das partes e por conta do recesso do tribunal, que será de 20 de dezembro a 6 de janeiro.

No dia 15 de dezembro, o TRF4 publicou um despacho do presidente da corte Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz com informações sobre os processos julgados neste ano, até o dia 13. Segundo o documento, mais de 49% dos casos foram concluídos em menos de 150 dias – no caso do ex-presidente, a demora será de 127 dias.

globo

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar