Acabou a ansiedade. Foi divulgado na manhã desta quinta-feira (18) o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017. Para consultar a nota, o candidato vai precisar da senha cadastrada no momento da inscrição no exame para ter acesso à nota individual.
Quem esqueceu a senha, pode recuperá-la na Página do Participante. A consulta foi liberada, mas o acesso está apresentando lentidão.
Os estudantes podem usar o resultado das provas do Enem em processos seletivos para vagas no ensino público superior, pelo Sisu, para bolsas de estudo em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para obter financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
A senha usada para ver a nota do Enem é a mesma que o estudante vai precisar para consultar as vagas que serão oferecidas pelas universidades na primeira edição de 2018 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a partir do dia 29 de janeiro.
Inicialmente, a divulgação estava prevista para o dia 19, mas, no início da semana, o Ministério da Educação anunciou a antecipação da data. Os resultados dos participantes com menos de 18 anos, chamados de treineiros, serão liberados 60 dias depois da divulgação regular. O mesmo prazo vale para os espelhos de correção das redações.
Este ano as notas foram aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 160 municípios, mesmo número do ano passado, apesar do número de participantes ter reduzido.