Paraíba

Veja como se inscrever no Sisu e Prouni após notas do Enem

segundo-dia-do-enem-tem-32-de-abstencao-e-580-candidatos-eliminados-300x201 Veja como se inscrever no Sisu e Prouni após notas do EnemA partir desta terça-feira (23) começa o prazo de inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do primeiro semestre deste ano. A seleção é feita por meio das notas obtidas no exame Nacional do ensino Médio (Enem), que também são parâmetros para que os candidatos busquem vagas no ensino superior através do Programa Universidade para Todos (Prouni) e no Fundo de Financiamento Estudantil do Ensino Superior (Fies). Veja abaixo como se inscrever nas seleções.

Sisu

As inscrições para o Sisu abrem nesta terça-feira e seguem até a sexta para instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil. Para participar, o interessado deve ter participado do Enem 2017 e precisa acessar o site do Sisu. Para isso, ele deve informar o número de inscrições no Enem e a senha atual. Clique e acesse o site do Sisu.

A previsão do Ministério da Educação (MEC) é que o resultado da chamada regular seja divulgado no dia 29 deste mês e as matrículas vão de 30 deste mês até 7 de fevereiro.

Ainda no dia 29 é aberto o prazo para participação na lista de espera, que recebe inscrições até 7 de fevereiro. A convocação dos candidatos aprovados na lista de espera começa a partir do dia 9 de fevereiro.

Prouni

O programa oferece bolsas integrais e parciais (50%) em faculdade particulares de todo o Brasil. Podem concorrer brasileiros não portadores de diploma de curso superior e que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017 e não tenham zerado a prova. Clique e acesse o site do Prouni.

É necessário, ainda, que o candidato atenda a pelo menos uma das seguintes condições: ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em instituição privada como bolsista integral; possuir alguma deficiência; ser professor da rede pública.

As bolsas integrais são destinadas aos candidatos com renda familiar bruta mensal per capita que não exceda 1,5 salário mínimo, ou R$ 1.431. Já as parciais são voltadas aos estudantes com renda familiar bruta mensal per capita inferior a três salários mínimos, ou R$ 2.862. Os candidatos podem escolher até duas opções de instituição, local de oferta, curso, turno e tipo de bolsa pretendida.

As inscrições segue de 6 de fevereiro até as 23h59 do dia 9 de fevereiro. A primeira chamada tem previsão de ser divulgada no dia 14 de fevereiro e a segunda chamada no dia 2 de março. A inscrição na lista de espera por vagas remanescentes vai de 16 de março a 19 de março.

Fies

Ao Portal Correio, a assessoria de comunicação do MEC informou que os procedimentos do Fies vão ser modificados para este ano. As alterações serão publicadas em um edital que tem previsão de sair até fevereiro.

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar