Paraíba

Volume de Boqueirão, PB, atinge 10% nove meses após chegada da transposição

boqueirao2-300x173 Volume de Boqueirão, PB, atinge 10% nove meses após chegada da transposição

Passados nove meses e quatro dias do encontro das águas da transposição do Rio São Francisco com o espelho d’água do açude Epitácio Pessoa, conhecido como açude de Boqueirão, no Cariri paraibano, o manancial atingiu a marca de 10% nesta segunda-feira (22). O açude não atingia essa marca de março de 2016.

De acordo com os dados da Aesa, neste domingo (21) o açude estava com 9,99% e atingiu 10,03% nesta segunda-feira, o que corresponde a 41,27 milhões de metros cúbicos de água. Boqueirão tem capacidade para armazenar até 411,686 milhões de m³ de água.

O açude de Boqueirão começou a receber as águas da transposição do Rio São Francisco na noite do dia 18 de abril de 2017, quando o açude estava com apenas 2,9%. Desde a chegada das águas, o açude teve um aumento de 7,1 pontos percentuais.

Boqueirão é usado para abastecer a população de Campina Grande e outros 18 municípios do Agreste paraibano, beneficiando cerca de 1 milhão de habitantes, segundo a Companhia de Águas e Esgotos do Estado da Paraíba (Cagepa). Entre dezembro de 2014 e abril o agosto de 2017 a população abastecida precisou enfrentar um forte racionamento de água.

G1PB

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar