Paraíba

Aesa pede autorização à ANA para liberar águas de Boqueirão para Acauã

acude_de_boqueirao-1-300x200 Aesa pede autorização à ANA para liberar águas de Boqueirão para Acauã

A Agência de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) enviou um pedido para que a Agência Nacional das Águas (ANA) edite uma resolução autorizando que sejam abertas as comportas do açude Epitácio Pessoa, conhecido como Boqueirão, no Cariri paraibano. A intenção é permitir que a água saia do açude, escorra pelo Rio Paraíba e chegue até o açude de Acauã, que abastece 14 municípios.

Segundo a Aesa, a medida está sendo sugerida por conta da necessidade das cidades abastecidas pelo açude de Acauã, em Itatuba, no Agreste paraibano. Das 14 cidades abastecidas, quatro estão em colapso total de abastecimento: Itatuba, Ingá, Gado Bravo e Aroeiras. O açude de Acauã tem capacidade para armazenar 253 milhões de m³ de água, mas, nesta quarta-feira (27) está com apenas 7,5 milhões de m³, o que corresponde a menos de 3% do volume total.

Já o nível do açude de Boqueirão, aumentou para 12% do volume total nesta quarta-feira, atingindo a marca de 49,43 milhões m³. A capacidade máxima do açude de Boqueirão é de 411,686 milhões de m³. A Aesa informou que planeja liberar cerca de 5 milhões de m³ de Boqueirão para Acauã com a abertura das comportas.

De acordo com o presidente da Aesa, João Fernandes, a medida não vai prejudicar o açude de Boqueirão, nem a população abastecida por ele. “Foi feito um estudo e isso não representa risco pra Boqueirão. Vamos levar água para aqueles que estão precisando. A água é para todos”, disse ele.

O aumento no volume de água de Boqueirão tem ocorrido por causa das recargas garantidas através de chuvas na região, nos últimos dias, além da chegada das águas da Transposição do Rio São Francisco, eixo leste, que leva água de Petrolândia, em Pernambuco, para Monteiro, na Paraíba. De Monteiro, a água segue para o açude de Boqueirão, através do Rio Paraíba, que também leva água para Acauã.

CLICK pb

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar