CidadesDestaques

Dentre tantas, poeta Miguel Monteiro é mais uma história de sucesso do CAPS AD III

timthumb-20-1 Dentre tantas, poeta Miguel Monteiro é mais uma história de sucesso do CAPS AD III

Mais que um problema social, o abuso de drogas hoje é um problema de saúde pública onde implicam-se questões em diversos âmbitos como econômicas, físicas e emocionais não só para o próprio usuário como também para suas famílias. O álcool é a droga mais consumida em todo o mundo e por isso uma das enfermidades mais atendidas pelo CAPS AD III em Monteiro.

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III (CAPS AD 24 horas) é um serviço específico para o cuidado, atenção integral e continuada às pessoas com necessidades em decorrência do uso de álcool, crack e outras drogas, e é dentro deste cuidado que se insere mais um caso de sucesso em Monteiro. Trata-se do poeta e compositor Miguel Monteiro que é usuário do serviço desde novembro de 2017.

Problemas pessoais levaram o Sr. Miguel à ingestão excessiva de álcool. Após internações no hospital da cidade por conta da saúde debilitada pelo vício, um amigo convidou o poeta para conhecer o serviço oferecido pela Secretaria de Saúde do município “Fui bem recebido pelos funcionários, psicólogos e decidi fazer o tratamento, decidi realmente mudar de vida”, conta o compositor de forma bastante emocionada.

O CAPS AD 24 horas oferece atendimento à população, realiza o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. O CAPS também atende aos usuários em seus momentos de crise, podendo oferecer acolhimento noturno por um período curto de dias.

“O alcoolismo é uma doença que pega a gente e quando nos damos conta ela já está de forma avançada. O CAPS AD III dá a todos aqui uma atenção tão especial, que muitas vezes nem as famílias dão. Primeiramente agradeço a Deus pela minha vitória, em segundo lugar a equipe que me acolheu e tanto me ajudou”, diz Miguel Monteiro.

O CAPS apoia usuários e famílias na busca de independência e responsabilidade para com seu tratamento. Os projetos desse serviço, muitas vezes, ultrapassa a própria estrutura física, em busca da rede de suporte social, que possam garantir o sucesso de suas ações, preocupando-se com a pessoa, sua história, sua cultura e sua vida cotidiana.

“Participo das palestras, atividades que são feitas aqui, tomo os remédios e a melhoria que houve na minha vida foi muito grande. Quando estava na vida de bebedeira, como diz o matuto, eu deixei de compor, deixei de fazer minhas poesias; e depois de começar a frequentar o CAPS retornei minhas atividades, incluindo o serviço de moto taxi, explica.”

O CAPS AD III dispõe de equipe multiprofissional composta por médico psiquiatra, clínico geral, psicólogos, dentre outros. Seu público específico são os adultos, mas também podem atender crianças e adolescentes, desde que observadas às orientações do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Após relatar sua vitória na assistência recebida pelo CAPS, Miguel Monteiro recitou o seguinte poema de sua autoria:

Quão bela és Monteiro de praças pavimentadas
No heroísmo presente de datas passadas
És tu Monteiro jardim que representa pra mim descanso paz e gozada
Praças pavimentadas e um pessoal tão distinto

És tu Monteiro querido que me trás este recinto e assim me dando mais brilho
Monteiro de Jansen Filho, de Firmo Batista e Pinto
Monteiro que criou Pinto poeta de gênio cru que debateu com Marinho, Cícero e Lundu ….
És Monteiro conterrânea, irmãzinha de Sertânia e a noiva do Pajeú

Monteiro um jardim de simpatia, meu mundo foi tão pequeno, mas tu me aumentasse um dia revelando meu passado
És tu Monteiro sagrado reinado de poesia
Monteiro de noite a dia aumenta cada vez mais

Crescendo teu heroísmo, tua força trabalha a paz
És emblema de um país nesse centro feliz pelo que o teu povo faz
Na sombra dos coqueirais, o vento assoprando em ti
Em tuas praças me deito e nelas posso dormir
Muitos valores tu tens
Por isso meus parabéns
Capital do Cariri

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar