Paraíba

OAB-PB reúne advogados para cobrar do TJ juízes para as Varas de Monteiro

timthumb-12 OAB-PB reúne advogados para cobrar do TJ juízes para as Varas de Monteiro

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), e a Subseção da OAB de Campina Grande realizaram, no final da manhã desta quinta-feira (01), mobilização em Monteiro, no Cariri paraibano, para cobrar do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) a designação de juízes para a comarca da cidade.

O movimento é intitulado: “Monteiro, a terra do nunca: Nunca tem juiz” foi comandado pelo presidente da OAB-PB, Paulo Maia, e aconteceu na frente do Fórum Ministro Luiz Rafael Mayer, localizado no Residencial Tereza Manuela Honório, s/n, no centro de Monteiro.

O presidente da Subseção da OAB de Campina Grande, Jairo Oliveira, o secretário geral da OAB, Assis Almeida, o presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB-PB, Allyson Fortuna, e diversos advogados da região também participaram da manifestação. Políticos do Cariri também se fizeram presentes.

O presidente Paulo Maia classificou o ato como precursor, pioneiro, pois pela primeira vez a advocacia local se manifestou deforma concreta com relação à situação do poder Judiciário, que tem três varas na Comarca, mas a presença de magistrados é eventual.

“O mais grave e o objetivo do movimento é que não há juízes titulares. Além de advogados e políticos, o mais importante foi a presença de representantes da sociedade civil organizada, sobretudo da população, que se fez presente e entendeu qual o motivo da morosidade, da sua ida ao Judiciário que não encontra resposta e hoje foi explicados. A advocacia do Cariri está de parabéns, a representante da OAB-PB em Monteiro, Taua Domiciano, e todos os advogados por essa belíssima manifestação”, declarou.

O presidente da Subseção da OAB de Campina Grande, Jairo Oliveira, destacou que o ato em Monteiro teve uma simbologia muito grande, pois mostrou a advocacia viva, nas ruas, lutando pelos seus ideais, direitos e, sobretudo, pela sociedade com um todo. “Isso foi um passo gigante para partimos, com todo o respeito, para cima do poder Judiciário, exigindo consideração a nossas prerrogativas, aos direitos da sociedade, de um atendimento justo e prestação jurisdicional a altura dos desejos da população”, afirmou.

A representante da OAB-PB em Monteiro, Taua Domiciano, por sua vez, disse que o movimento já começou a surtir os efeitos desejados, pois justamente hoje, no dia do ato, o TJ designou três juízes para a Comarca de Monteiro. “Embora isso seja um evento raro, pois segundo relatos dos advogados mais antigos há 10 anos não aparecia três juízes em Monteiro”, completou.

Taua Domiciano acrescentou que a OAB-PB deseja que o Tribunal estabeleça um mutirão para atualizar processos atrasados, colocar as Varas em dia e também desburocratize os editais, que estão parados, para designar juízes titulares para a Comarca de Monteiro. “Assim a situação será resolvida de uma vez por todas e não ficaremos com paliativas, com juízes designados de outras comarcas, que na verdade sempre estarão acumulando várias Varas e não irão resolver os problemas de Monteiro”, disse.

Salas da Advocacia

O presidente Paulo Maia também aproveitou a visita ao Cariri para fazer a doação de novos equipamentos para as Salas da Advocacia nos Fóruns da cidade de Monteiro.

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar