Cidades

Prefeitura de Monteiro adverte sobre cuidados com a proliferação do mosquito Aedes Aegypti

mosquito_dengue_zika-300x169-300x169 Prefeitura de Monteiro adverte sobre cuidados com a proliferação do mosquito Aedes Aegypti

A secretária de Saúde do município de Monteiro, Paula Oliveira, emitiu nota neste final de semana advertindo a população sobre os cuidados que devem ser adotados neste período de chuva, como forma de evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegytis, responsável pelos vírus da dengue, zika e chikungunya.

Segundo Paula Oliveira, qualquer local que possa juntar água limpa e parada é um foco do mosquito Aedes aegypti: pratos de vasos de plantas, caixas d’água mal tampadas, latas, garrafas, plásticos, cacos, pneus, piscinas sem tratamento da água, calhas etc.

“O perigo maior é em casa. Calcula-se que 90% dos focos do mosquito sejam domésticos. Velas de citronela ou andiroba e repelentes são paliativos: não eliminam o mosquito, apenas o mantêm distante por algum tempo. As velas têm raio de alcance restrito. Os repelentes possuem duração de proteção limitada”, disse a secretária.

Como evitar a proliferação do mosquito

Coloque areia no prato das plantas ou troque a água uma vez por semana. Mas não basta esvaziar o recipiente. É preciso esfregá-lo, para retirar os ovos do mosquito depositados na superfície da parede interna, pouco acima do nível da água. O mesmo vale para qualquer recipiente com água.

Pneus velhos devem ser furados e guardados com cobertura ou recolhidos pela limpeza pública. Garrafas pet e outros recipientes vazios também devem ser entregues à limpeza pública. Vasos e baldes vazios devem ser colocados de boca para baixo. Limpe diariamente as cubas de bebedouros de água mineral e de água comum. Seque as áreas que acumulem águas de chuva. Tampe as caixas d’água.

Quem quiser denunciar focos, solicitar visita dos agentes e tirar dúvidas sobre a doença pode ligar gratuitamente para ouvidoria municipal no horário das 08h:00 às 12h:00, de segunda a sexta-feira através do telefone: (83) 0800.095.1533.

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar