A fim de conscientizar e reforçar aos foliões do município de Monteiro que se proteger de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) é de extrema importância, a Vigilância em Saúde do município está realizando uma campanha de distribuição de preservativos.
Os interessados em adquirir os preservativos podem procurar os postos de saúde da cidade e durante as festividades de carnaval, haverá a distribuição na UPA sem horário de encerramento para a entrega, ou seja, a aquisição poderá ser feita nas 24 horas do dia, durante todo o período carnavalesco. As camisinhas ficam disponíveis na recepção das unidades e não é preciso se identificar para pegá-las.
Ainda dentro das ações de prevenção a Vigilância em Saúde ainda alerta sobre os perigos da ingestão de álcool e a combinação com a direção de veículos, a qual pode na maioria dos casos resultar em acidentes.
Os riscos de afogamento no período carnavalesco também foram questões abordadas, tendo em vista que a população faz uso do desemboque do Rio para lazer e banho e fazem o uso de bebidas alcoólicas o que também pode vir a produzir acidentes de diversos tipos, sendo um deles o afogamento.
“Queremos que toda a população curta o carnaval da melhor forma possível e a prevenção é a primeira forma de festejar todos os dias com segurança. É através da prevenção, seja de doenças ou até mesmo de acidentes”, disse a diretora da Vigilância em Saúde, Silvana Silva.