Mundo

Rússia: 41 dos 64 mortos em incêndio eram crianças

putin-300x200-300x200 Rússia: 41 dos 64 mortos em incêndio eram crianças

Pelo menos 41 crianças faleceram no incêndio de domingo que matou 64 pessoas em um shopping de Kemerovo, na Sibéria, segundo afirmaram autoridades nesta terça-feira (27). O presidente russo, Vladimir Putin, atribuiu a tragédia à “negligência criminosa”.

O incêndio atingiu o quarto andar, onde estão as salas de cinema e a praça de jogos infantis. Muitas crianças estavam no local na hora que o fogo começou. Os números de desaparecidos são conflituosos –acredita-se que entre 78 e 85 pessoas estejam desaparecidas, segundo a agência de notícias Interfax, e cerca de 70% delas são crianças com idade entre 10 e 13 anos.

“Há duas hipóteses: uma, um curto-circuito provocado por defeitos do sistema elétrico, e a outra – que acreditamos ser muito menos possível – é que alguém tenha acendido um fogo”, disse presidente do Comitê de Instrução da Rússia (CIR), Alexcandr Bastrikin.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, que no início da manhã depositou flores no local da tragédia, se reuniu com um grupo de cidadãos no necrotério e prometeu que “todos os culpados serão punidos”. “Falamos de demografia e perdemos tantas pessoas. Por quê? Por negligência criminal, por descuido”, afirmou Putin durante a visita a Kemerovo, cidade da Sibéria Ocidental.

Investigadores e testemunhas afirmam que as saídas de emergência estavam trancadas e não foram ouvidos alarmes de advertência aos clientes do shopping no início do incêndio.

“Os funcionários responsáveis pela segurança, de organizar a retirada, foram primeiros em sair correndo”, denunciou Bastrikin, acrescentando que entre os funcionários do shopping “praticamente não tiveram vítimas”.

Quatro pessoas foram detidas em decorrência do ocorrido, incluindo donos e locatários de lojas do shopping. A Comissão Investigativa disse que pretende levar o dono do shopping para depor.

Uol com agências internacionais
Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar