Flamengo vence fácil a Portuguesa por 4 a 0 e encara Fluminense na Semi
Rio – Melhor campanha entre os 12 clubes do Carioca, com 25 pontos, o Flamengo encerrou a fase de grupos com a redenção de jogadores em baixa recentemente. Diego Alves pegou um pênalti e fez boas defesas, enquanto Éverton Ribeiro, Henrique Dourado e Geuvânio (duas vezes) voltaram a balançar redes na goleada por 4 a 0 sobre a Portuguesa, em Cariacica (ES). Com os dois gols marcados no fim da partida, o Rubro-Negro acabou eliminando a Lusa e classificando o Botafogo no saldo de gols, e agora vai enfrentar o Fluminense pela semifinal da Taça Rio.
A goleada acabou sendo exagerada pelo que as duas equipes fizeram em campo. O Flamengo até dominou praticamente todo o jogo, mas não jogou para fazer quatro gols. Ainda assim foi cirúrgico contra uma bem postada equipe da Portuguesa que ainda não havia perdido para grandes no campeonato e merecia melhor sorte se contasse com alguma qualidade técnica.
A começar pelo pênalti perdido logo aos 14 que poderia ter mudado a história do jogo. Thiago Amaral chutou no meio do gol e baixo, permitindo que a bola batesse no joelho de Diego Alves. Para piorar, aos 17, o Flamengo abriu o placar em bela triangulação entre Everton, com passe de Dourado para Éverton Ribeiro marcar.
Mesmo com mais posse de bola, o Flamengo criava pouco e Diego Alves salvou em chutes de Thiago Amaral, Maicon Assis e Philip. A Portuguesa não desistia, mas sofreu o golpe decisivo aos 14 da segunda etapa, em pênalti cobrado por Henrique Dourado. A Lusinha sentiu o baque e então tratou de se defender para se garantir no saldo, com o Flamengo tocando a bola e criando algumas chances.
Após a lesão de Marcão, a Portuguesa ficou com um a menos já que havia feito as três substituições e se tornou presa fácil para o Flamengo, que em dois chutes de Geuvânio, um com a colaboração do goleiro Milton Raphael, chegou à goleada. “Eu estava me cobrando e sendo cobrado em casa pelos chutes. Hoje pude fazer isso. Vão ficar felizes”, comemorou o atacante.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 4 X 0 PORTUGUESA
FLAMENGO – Diego Alves; Rodinei, Juan, Rhodolfo e René; Jonas (Cuéllar), Diego, Éverton Ribeiro, Éverton (Geuvânio) e Vinícius Júnior; Henrique Dourado (Lincoln). Técnico: Paulo César Carpegiani.
PORTUGUESA – Milton Raphael; Adriano, Marcão, Luan e Diego Maia; Muniz (Abuda), Jhonnatan e Maicon Assis (Rayllan); Romarinho, Tiago Amaral e Philip (Fabinho). Técnico: João Carlos Ângelo.
GOLS – Éverton Ribeiro, aos 17 minutos do primeiro tempo; Henrique Dourado, aos 14, e Geuvânio, aos 40 e 46 minutos do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS – Everton (Flamengo); Marcão, Abuda, Jhonnatan e Maicon Assis (Portuguesa).
ÁRBITRO – Rodrigo Carvalhães de Miranda.
RENDA – R$ 221.760,00.
PÚBLICO – 4.757 pagantes.
LOCAL – Estádio Kleber Andrade, em Cariacica (ES).
O DIA