CidadesDestaques

Parceria entre Prefeitura de Monteiro, SEBRAE e UFCG assegura investimentos para produção de alevinos

tanque-rede-3x31-300x169-300x169 Parceria entre Prefeitura de Monteiro, SEBRAE e UFCG assegura investimentos para produção de alevinos

Graças a uma parceria formalizada entre a Prefeitura de Monteiro, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e o SEBRAE- Cariri, o município de Monteiro está oferecendo condições de alavancar os investimentos na produção de alevinos, por meio da utilização das águas da transposição do Rio São Francisco.

Após pleito formulado pela prefeita Anna Lorena ao reitor da UFCG, Vicemário Simões, técnicos da UFCG estiveram na cidade em novembro do ano passado a fim de oferecer assessoria aos pescadores do município, que tivessem interesse em tornarem-se criadores de peixes. Na fase inicial do projeto foi observado o interesse de grande parte dos trabalhadores que receberam treinamentos e capacitações para que houvesse a implantação de tanques-rede onde a partir de então os pescadores se tornariam empreendedores agrícolas.

Foi neste estágio que a parceria com o SEBRAE se tornou indispensável, sendo o órgão responsável por todo o suporte no tocante aos Planos de Ação e para o aporte de recursos que garantem a aquisição da tecnologia para o segmento do projeto, pauta que foi amplamente analisada pela prefeita Anna Lorena e Madalena Arruda, gerente regional do SEBRAE no Cariri paraibano.

Atualmente o projeto conta com 12 criadores e seis tanques-rede. Semanalmente os criadores recebem consultoria técnica com a equipe do professor Carlos Minor Tomiyoshi, da Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola da UFCG, que são responsáveis pelos projetos e demandas.

“O dono do açude, localizado nas imediações da Barragem São José, cedeu a área para a implantação do projeto, depois de reuniões temos 12 criadores que em breve serão empreendedores agrícolas. Passaram por treinamento e capacitação e dentro de cerca de sete meses estarão fornecendo peixes para a cidade de Monteiro e através da parceria com a prefeita Anna Lorena, a demanda será absorvida pela Prefeitura de Monteiro através de seus programas sociais. Financiaremos o restante do equipamento com o Banco do Nordeste para garantir o restante da estrutura que é necessária”, explica o professor Carlos.

A prefeitura de Monteiro ainda tem parcerias com a UFCG na área de educação, através do apoio pedagógico aos professores municipais bem como a realização de Olimpíadas de Informática, dentre outros projetos de grande importância para a cidade.

A prefeita Anna Lorena ainda adianta mais um ganho para a cidade. “Estamos trabalhando em mais uma parceria com a UFCG para o cultivo de árvores frutíferas na cidade. A transposição nos trouxe um leque de oportunidades de fazer de Monteiro uma cidade ainda mais próspera, e com o apoio da Universidade poderemos plantar e colher” afirmou.

Anna Lorena fez questão de destacar o apoio que tem recebido do reitor da UFCG, Vicemário Simões, que não tem medido esforços em apoiar os projetos e solicitações apresentadas pelo município, da mesma forma como outras entidades, a exemplo da UEPB, SEBRAE e o IFPB, campus de Monteiro.

Ascom

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar