CidadesDestaques

Secretaria de Saúde de Monteiro realiza programação em alusão ao Abril Verde

abrilverde-MONTEIRO-300x155 Secretaria de Saúde de Monteiro realiza programação em alusão ao Abril Verde

O movimento Abril Verde, dedicado à prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, contará com ações na cidade de Monteiro, através da Secretaria Municipal de Saúde, que elaborou ações que serão direcionadas aos profissionais de saúde e agentes de limpeza urbana.

As atividades acontecerão na manhã desta quarta-feira, 11, na Câmara de Vereadores, à partir das 08 horas, com a palestra da Enfermeira do Trabalho, Ana Débora de Souza, para as equipes da saúde. Na manhã da quinta-feira, 12, às 09 horas, profissionais do CEREST abordarão os temas relativos ao Abril Verde para os profissionais de limpeza urbana na Secretaria de Infraestrutura. Nesta oportunidade ainda serão oferecidos diversos serviços aos trabalhadores como: Atendimento Odontológico, Vacinação, Serviços de Beleza, através de Alex Cabeleireiro e um Café da manhã.

Para a secretária de saúde Ana Paula Oliveira estas ações vêm para reafirmar a importância de informar os profissionais sobre o tema. “Nosso objetivo é fazer com que os trabalhadores fiquem atentos aos riscos e cuidados com a saúde, para que se mantenham sempre seguros e distantes de qualquer doença ocupacional ou acidente de trabalho”.

Cerest
Os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) promovem ações para melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador por meio da prevenção e vigilância.

Cabe aos Cerest promover a integração da rede de serviços de saúde do SUS, assim como suas vigilâncias e gestão, na incorporação da Saúde do Trabalhador em sua atuação rotineira. Suas atribuições incluem apoiar investigações de maior complexidade, assessorar a realização de convênios de cooperação técnica, subsidiar a formulação de políticas públicas, fortalecer a articulação entre a atenção básica, de média e alta complexidade para identificar e atender acidentes e agravos relacionados ao trabalho, em especial, mas não exclusivamente, aqueles contidos na Lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho ou de notificação compulsória.

Mês de abril
Além do Dia da Saúde ser comemorado em 7 de abril, no dia 28 de abril é celebrado o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. A data foi instituída por iniciativas de sindicatos canadenses e escolhida em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. No Brasil, em maio de 2005, foi promulgada a Lei No. 11.121, criando, na mesma data, o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar