Havaiano registra erupção de vulcão ao lado de casa
“Uau! É inacreditável”, diz o havaiano Keith Brock no jardim de sua casa ao ver o vulcão Kilauea em atividade.
O havaiano está entre as quase 2 mil pessoas que tiveram de deixar suas casas no Estado americano por causa da atividade vulcânica, particularmente na área de Leilani Estates – onde o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) afirma, em boletim divulgado nesta quinta-feira (10), que a erupção intermitente de lava continua.
Brock registrou as imagens quando voltou para casa para recolher seus pertences.
O vulcão Kilauea está em atividade desde o dia 3, e rios de lava têm avançado pelas estradas e engolido casas e carros por onde passa.
Alguns moradores foram autorizados a resgatar animais e a buscar medicamentos, mas foram orientados a se preparar “para sair a qualquer momento”.
No boletim divulgado nesta quinta, o USGS informa que o avanço constante do mar de lava aumentou o potencial de erupções explosivas nas próximas semanas.
Esse tipo de erupção é mais violenta e capaz de produz cinzas, pedras e outros fragmentos que podem aumentar os riscos para quem estiver nessas áreas.
“Mas, neste momento, não podemos dizer com certeza que ocorrerá atividade explosiva, o quão grandes as explosões poderiam ser, ou por quanto tempo essa atividade explosiva poderia continuar”, informou o USGS.
A Cruz Vermelha, que dá suporte aos moradores nos centros de evacuação, diz que há mais de 150 vulcões ativos apenas nos Estados Unidos.
G1