Trump vai anunciar decisão sobre acordo nuclear com Irã
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira (7) no Twitter que anunciará sua decisão sobre se vai retirar o país do acordo nuclear com o Irã às 14h de terça-feira (15h no horário de Brasília). O acordo alívio de sanções a Teerã em troca de limitar sua capacidade de enriquecimento de urânio.
Trump é crítico de longa data do acordo fechado entre o Irã e seis potências antes de sua chegada ao poder, e ameaçou desfiliar seu país não renovando uma suspensão de sanções em 12 de maio, a menos que os signatários europeus do acordo consertem o que chama de “falhas”.
O presidente francês, Emmanuel Macron, assim como a chanceler alemã, Angela Merkel, e o ministro de Relações Exteriores do Reino Unido, Boris Johnson, visitaram Washington nos últimos dias para pressionar o governante americano a permanecer no acordo.
Mais cedo nesta segunda (7), o presidente do Irã, Hassan Rouhani, disse que os Estados Unidos irão se arrepender se decidirem se retirar do acordo firmado em 2015, e que o país resistirá ferozmente à pressão norte-americana para que limite sua influência no Oriente Médio.
“Se eles quiserem ter certeza de que não estamos atrás de uma bomba nuclear, dissemos repetidamente que não estamos e não estaremos”, disse Rouhani, que orquestrou o acordo nuclear para amenizar o isolamento iraniano, em um discurso transmitido ao vivo pela televisão estatal.
G1