Brasil

Vacinação contra gripe é ampliada para prioritários

vacina-FOTO-Ricardo-Puppe-Abertura-Vacinacao-1-696x464-300x200 Vacinação contra gripe é ampliada para prioritários

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) ampliou nessa segunda-feira (7) a vacinação contra a gripe para todos os grupos prioritários da Campanha Nacional de Vacinação contra influenza. As atividades da campanha começaram no dia 23 de abril e seguem até o dia 1º de junho. O Dia D será em Itaporanga, região que sempre atinge a meta de cobertura nas campanhas de vacinação contra a gripe, no próximo sábado (12).

Os grupos prioritários definidos para a Campanha em 2018 são: indivíduos com 60 anos ou mais de idade; crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias); as gestantes e as puérperas (até 45 dias após o parto); os trabalhadores de saúde; os povos indígenas; os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; a população privada de liberdade; os funcionários do sistema prisional e os professores das escolas públicas e privadas.

A vacina protege dos três tipos do vírus que circulam no país: A (H1N1, H3n2) e B.

“A vacinação contra influenza é uma das medidas efetivas para a prevenção da influenza grave (Síndrome Respiratória Aguda Grave), com o objetivo de reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população-alvo para a vacinação”, explicou a chefe do Núcleo de Imunização da SES-PB, Isiane Queiroga.

Cobertura vacinal – O público-alvo a ser vacinado é de aproximadamente 1.070.000 pessoas e a meta é vacinar 90% deste público. As vacinas, que serão enviadas pelo Ministério da Saúde de maneira fracionada durante os meses de abril, maio e junho, estarão disponíveis nas salas de vacinas nos 223 municípios do estado. Serão distribuídas 1.176.700 doses na Paraíba.

Até o momento, a cobertura vacinal atingiu 10,25% do público-alvo – sendo: 39,62% profissionais de saúde; 22,17% gestantes; 17,83% indígenas; 17,17% puérperas; 6,32% idosos; 5,46% crianças; 5,12% professores.

Influenza – Infecção viral aguda do sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global. Um indivíduo pode contraí-la várias vezes ao longo da vida. Em geral, tem evolução autolimitada, podendo, contudo, apresentar-se de forma grave.

MINISTÉRIO DA SAUDE.

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar