Cidades

Prefeitos do Cariri discutem criação de centros de zoonoses e de hemodiálise na região

DSC_0384-300x149 Prefeitos do Cariri discutem criação de centros de zoonoses e de hemodiálise na região

O Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Cariri Ocidental (CISCO) realizou na tarde da última quinta-feira (07) em Sumé, um encontro com os prefeitos da região para discutir o fortalecimento do CISCO.

O encontro foi pautado na criação de um centro de zoonoses, na viabilização de um centro de hemodiálise, de um tratamento de resíduos sólidos, onde foram discutidos os benefícios do aterro sanitário, e a redistribuição de casas de alvenaria, através do convênio firmado com a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) com validade até dezembro deste ano.

Os prefeitos reconheceram a importância da criação de um centro de hemodiálise para a região, e salientaram o benefício que a emenda do deputado federal Wellington Roberto, viabilizada pelo vice-prefeito e vereadores de Sumé, trará para a implantação deste serviço.  Os gestores ainda afirmaram que é preciso discutir o custeio do projeto, para isso novas reuniões devem acontecer com secretários de Saúde da região para debater o assunto.

Já em relação ao centro de zoonoses para o Cariri, foi debatido a necessidade de resolver a problemática dos animais soltos nas ruas das cidades da região, por ter um alto custo para manutenção. Atualmente a Paraíba conta apenas com dois centros dessa natureza, em João Pessoa e em Campina Grande. Desta forma os prefeitos reafirmaram a necessidade da implantação ser realizada através do consórcio, pela viabilidade financeiramente, e definiram como encaminhamento a visita ao centro de zoonoses de Campina Grande, para que os associados possam ficar por dentro do modelo de funcionamento e o custeio.

Durante o evento foi discutido a possibilidade da contração de uma OS (Organização Social), uma entidade privada, sem fins lucrativos, para que ela possa receber determinados benefícios do poder público (dotações orçamentárias, isenções fiscais etc.), para a realização de seus fins, possibilitando que o CISCO consiga novos recursos, principalmente para o custeio dos serviços.

O presidente do Consórcio, Jefferson Roberto (Prefeito de São José dos Cordeiros), afirmou que o CISCO vem trabalhando para o desenvolvimento da nossa região e procurando melhorar o atendimento ofertado aos usuários nossa população.

De Olho no Cariri

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar