Mundo

Trump defende taxas comerciais e exige que EUA sejam tratados de “forma justa”

24280419_770x433_acf_cropped-300x169 Trump defende taxas comerciais e exige que EUA sejam tratados de “forma justa”

O Presidente norte-americano, Donald Trump, defendeu este sábado a decisão de Washington de impor taxas na importação de aço e de alumínio da União Europeia, Canadá e México, reiterando que os Estados Unidos devem ser tratados de “forma justa”.

“Isso não é um comércio livre ou justo, é um comércio estúpido”, acrescentou Trump que, em março passado, tinha decidido isentar de taxas estes mesmos parceiros.

Esta declaração de Trump surge um dia depois da entrada em vigor das taxas às importações de aço (de 25%) e alumínio (de 10%) da União Europeia (UE), Canadá e México, uma decisão que fez disparar as tensões comerciais e gerou palavras de condenação e represálias.

A UE e o Canadá denunciaram a decisão dos Estados Unidos junto da Organização Mundial do Comércio (OMC), organismo que se tornou o árbitro deste diferendo, já caracterizado como uma guerra comercial.

O governo canadiano, liderado por Justin Trudeau, ameaçou impor direitos alfandegários à entrada de produtos norte-americanos por uma soma semelhante de 16,6 mil milhões de dólares canadianos (11 mil milhões de euros).

O observador

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar