Brasil

A polícia pode exigir celular e senha em abordagens?

images-15-265x300 A polícia pode exigir celular e senha em abordagens?É comum presenciar policiais militares abordando pessoas pelas ruas brasileiras, prática que faz parte das atribuições destes profissionais no enfrentamento ao crime.

Mas será que um cidadão comum pode se aproximar e filmar toda a ação? E, se for filmado, qual deve ser a reação correta do policial, de acordo com a lei?

Segundo especialistas ouvidos pela BBC News Brasil, a função policial é pública e passível de constante fiscalização por parte da sociedade, o que possibilita que qualquer pessoa assista, fotografe ou filme patrulhas, abordagens e ocorrências. Também é permitido que o policial faça o mesmo com qualquer cidadão.

Na cidade de São Paulo, por exemplo, é comum presenciar policiais militares filmando manifestantes durante protestos.

Em casos de flagrante, o celular do suspeito de um crime pode ser apreendido. No entanto, a apreensão de celulares de testemunhas, assim como e exigência de que os donos dos aparelhos cedam a senha, divide especialistas.

Por outro lado, exigir que o suspeito ou qualquer testemunha forneça a senha para desbloquear o aparelho, como ocorreu com o repórter da BBC News Brasil Leandro Machado na última sexta-feira, divide especialistas. A maioria dos advogados ouvidos pela reportagem, entretanto, considerou abuso de autoridade a ameaça feita por um policial ao repórter: “Ou você coloca a senha ou vai preso por desobediência”.

Terra

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar