Diversas

Anvisa suspende importação e venda de remédio para hipertensão arterial

agora-e-lei-pessoas-com-deficiencia-motora-receberao-medicamentos-em-casa-300x200 Anvisa suspende importação e venda de remédio para hipertensão arterial

A importação, a distribuição e a venda do insumo farmacêutico ativo valsartana fabricado por uma empresa chinesa e outra indiana foram suspensas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Segundo o órgão, uma entidade europeia de controle de medicamentos encontrou a impureza tóxica N-nitrosodimetilamina (NDMA) no produto, com um “elevado risco sanitário para a saúde pública”.

A principal indicação da valsartana é o tratamento de hipertensão arterial. E a N-nitrosodimetilamina (NDMA) encontrada nela é uma substância orgânica que pode ter efeito cancerígeno. Por isso, o certificado de adequabilidade do insumo farmacêutico importado da China e da Índia foi suspenso.

O produto em questão é fabricado por Zhejiang Tianyu Pharmaceutical Co. Ltd, localizada em Taizou, província Zhejiang, na República Popular da China, e por Hetero Labs Limited, com unidades em Gaddapotharam Village e Narasapuram Village, na Índia. A alerta de irregularidade foi emitido pelo European Directorate for the Quality of Medicines & HealthCare (EDQM).

A Anvisa também determinou, como medida de interesse sanitário, a suspensão imediata da fabricação, da manipulação, da distribuição, da comercialização e do uso de medicamentos contendo o insumo farmacêutico valsartana fabricado pelas empresas citadas.

Veja a resolução assinada pela Gerente-Geral de Inspeção e Fiscalização Sanitária da Anvisa, Mariângela Torchia do Nascimento.

resolucao_suspensao_valsartana_medicamento_hipertensao Anvisa suspende importação e venda de remédio para hipertensão arterial
Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar