Apagão afeta 80% da cidade de Caracas, na Venezuela
Grande parte de Caracas e algumas áreas de estados vizinhos como Vargas, onde fica o principal aeroporto da Venezuela, Miranda e Aragua ficaram sem luz nesta terça-feira (31). Segundo o governo o apagão foi motivado por uma falha e afetou 80% da capital da Venezuela. A falta de energia causou caos no transporte e nos serviços de comunicação.
Por volta das 12h (de Brasília), o ministro de Energia da Venezuela, Luis Motta Dominguez, afirmou pelo Twitter que o serviço de energia tinha se reestabelecido “em 90%”. Segundo ele, houve uma forte chuva registrada na região responsável pelo abastecimento elétrico da capital venezuelana.
Embora o ministro não tenha dado detalhes de outros estados, deputados opositores e jornais locais informaram que áreas de Vargas, Miranda e Aragua também ficaram sem luz. Segundo o jornal “El Nacional”, 20 municípios da Grande Caracas estão sem energia.
De acordo com a agência France Presse, o apagão durou três horas. Segundo a AFP, esses cortes no fornecimento de energia elétrica são frequentes na Venezuela, sobretudo, no interior. Em vários estados do oeste, como o petroleiro Zulia, aplica-se um racionamento diário que chega a durar 12 horas.
G1