CidadesDestaques

Secretaria de Educação realiza plano de desenvolvimento pedagógico individualizado em Monteiro

timthumb-18 Secretaria de Educação realiza plano de desenvolvimento pedagógico individualizado em Monteiro

Os professores de todas as instituições de ensino da Rede Municipal de Monteiro que recebem alunos com necessidades especiais permanentes estão realizando nesta semana várias reuniões para a elaboração do plano de desenvolvimento pedagógico individualizado para o terceiro bimestre.

De acordo com a diretora de Educação Inclusiva da Rede Municipal de Ensino, Luciara Paiva, a elaboração do PDI possibilita que o aluno com necessidades especiais se aproprie do conteúdo programático de acordo com a sua condição e no seu tempo, através de uma intervenção educacional adequada para cada caso e condição que se apresente.

O PDI está sendo elaborado prevendo as várias metodologias de ensino e formas de avaliação, apoio e observação disponibilizadas diante da especificidade do aluno. Pois na avaliação do processo de aprendizagem de um aluno PNE, o educador deverá levar em conta os aspectos cognitivos, motores, psicomotores, interpessoais/afetivos, comunicacionais , que condicionam e/ou potencializam a apropriação do conhecimento.

Engajados no PDI estão os profissionais que lidam diretamente com as crianças atendidas na rede, como: NAPSE, AEE, Cuidadores de crianças e professores que atuam com os alunos portadores de necessidades especiais, além de psicopedagogas. “Contando com as experiências de todos estes profissionais podemos também afirmar que o PDI é um instrumento para a escola e a família acompanhar a trajetória e evolução do aluno PNE”, afirma Luciara Paiva.

A construção do um plano de desenvolvimento individual no município de Monteiro, que é referência na área a nível regional, torna prática e visível a efetivação do direito à educação e do direito à igualdade, pois visa respeitar e tratar com dignidade à diferença; eliminando toda espécie de discriminação; e garantindo a plena e verdadeira inclusão social.

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar