DestaquesDiversas

Da Literatura A Vida Real, um artigo de Sérgio Bezerra

OrgulhoPreconceito_204Anos-300x218-300x218 Da Literatura A Vida Real, um artigo de Sérgio Bezerra

Na obra literária, Orgulho e Preconceito, de Jane Austen, Elizabeth Bennett tornou-se uma das personagens mais icônicas da autora. “Lizzie” vive numa sociedade totalmente patriarcal, onde as mulheres não recebem um tratamento igualitário ou têm muito direito de escolha… Neste contexto, Elisabeth Bennett é inteligente, forte e definitivamente sabe o que quer e gosta de fazer as coisas do seu jeito.

A personalidade e coragem de Lizzie Bennet fizeram com que se destacasse em sua época, tornando-se um exemplo para muitas outras mulheres na vida real ao longo dos anos.

De fato, a criação de Jane Austen, parece ter inspirado a muitas mulheres que ousaram adentrar em ramos predominantemente machista, como é o caso da política. Anna Lorena Nóbrega Leite, prefeita de Monteiro indica ser uma delas.

É que fechadas às urnas na última eleição municipal, a sensação que se tinha era a de que o grupo político capitaneado pelo deputado estadual João Henrique governaria a cidade de Monteiro por, no mínimo, 20 vinte anos.

Tudo parecia navegar em águas claras, até que o casal Henrique passou de aliado ferrenho a opositor radical da prefeita Anna Lorena – inclusive, mantendo na Radio Comunitária Imprensa FM (uma concessão de uso público para fins sociais, da qual detém o controle) um programa diário de críticas à atual gestão e à bancada da situação na casa legislativa municipal.

Por outro lado, ignorando os ruídos que ecoam do carro-chefe da neo-oposição, a gestora vai tocando sua caravana e conduzindo, com maestria e desenvoltura a administração municipal. Um exemplo disso foi a inauguração de obras que deveriam ter sido concluídas e entregues até o dia 31 de dezembro de 2016, como a E.M.E.F. Tobias Remígio Gomes em Cacimba de Cima , o Posto de Saúde da Tapagem e a Academia de Saúde do açude da cidade. E, por ultimo anda comemorando o excelente resultado obtidos pelas escolas municipais no IDEP- Índice de Desenvolvimento de Educação Básica recentemente divulgados.

No âmbito político, quando tudo parecia caminhar para o seu isolamento, a prefeita Anna Lorena esbanjou habilidade e, sob o abrigo da sua popularidade, fechou composição política com o governador Ricardo Coutinho e os líderes políticos locais Juraci Conrado e Carlos Batinga – o mesmo a quem, anteriormente, o deputado João Henrique havia acenado para uma composição, tendo até proposto o seu apoio a uma pretensa candidatura de Batinga a deputado federal.

Com esses novos passos, Anna Lorena prova que perderam feio aqueles que a apontaram apenas como uma marionete ou uma nuvem passageira. Resta cristalino que surge, de maneira avassaladora, uma nova liderança política na cidade capaz de unir os contrários, além de ter como característica a coragem de assumir a responsabilidade e a conseqüência dos seus atos, sem se esconder por trás de subterfúgios.

No meu modesto pensar, o carisma e a capacidade administrativa e aglutinadora da gestora, somados ao fato de saber delegar e cobrar resultados sem ser hostil, faz-me acreditar no seu sucesso.

Ademais, nota-se claramente que em cada passo que dá, a prefeita parece resumir em atitudes a frase marcante de Elisabeth Bennett:

“Há uma teimosia em mim que nunca fica aterrorizada diante da vontade dos outros. A minha coragem sempre aumenta, quando alguém tenta me intimidar.”

Por Sérgio Bezerra

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar