DestaquesParaíba

Dia D de vacinação antirrábica é neste sábado

22-09-2018.114620_Vacina-2-1-300x200 Dia D de vacinação antirrábica é neste sábado

Com uma meta de imunizar mais de 700 mil cães e gatos, o Dia D da Campanha de Vacinação Contra a Raiva Animal acontece neste sábado (22) em todos os 223 municípios da Paraíba.

De acordo com o chefe do Núcleo de Controle de Zoonoses da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Francisco de Assis Azevedo, todos os municípios irão trabalhar com postos fixos ou volantes, segundo o critério de cada Secretaria, das 8h às 17h.

Segundo Francisco, a campanha já começou em alguns locais, especialmente na zona rural e em áreas de difícil acesso. “Os agentes dessas áreas estão fazendo um sistema de trabalho de casa em casa, para no dia 22 trabalhar apenas com os postos fixos nas sedes dos municípios”, acrescentou.

A vacinação se faz necessária dentro do processo de eliminação da raiva humana transmitida por cães e gatos no círculo urbano, já que estes animais são os principais focos da doença. Deverão ser vacinados todos os cães e gatos a partir de três meses de idade. A meta é imunizar, ao todo, 727.372 animais – sendo 528.935 cães e 198.437 gatos. Após o Dia D, a SES estabelece o prazo de 30 dias para atingir as metas.

EM MONTEIRO

A Campanha de Vacinação contra a Raiva para Cães e Gatos no Município de Monteiro teve seu início no dia 10 de setembro e acontece até o próximo dia 24, sendo o dia 22 escolhido como o Dia D da campanha.

A ação começa às 08 horas e conta com postos de vacinação oferecidos em diferentes endereços da cidade e zona rural através dos Postos de Saúde da Família e sede da Vigilância em Saúde.

Após o “Dia D”, durante a semana, os Agentes Comunitários de Saúde conduzirão as equipes da zona rural para pontos estratégicos previamente marcados.

“A vacina não tem contraindicação. O animal pode ser gestante, pode estar amamentando, como também não há idade limite para ser vacinado”, orientou Francisco.

 

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar