Cidades

Grupo Folclórico do Sesc Paraíba completa 48 anos de história

grupo-folclórico-300x119 Grupo Folclórico do Sesc Paraíba completa 48 anos de história

O Grupo de Danças Folclóricas do Serviço Social do Comércio da Paraíba completou 48 anos de existência nesta quinta-feira, 13.  O Grupo iniciou as atividades no ano de 1970 e, desde então, propaga a importância da cultura popular paraibana.

Com muito amor pela cultura popular e pela dança, o grupo tem, atualmente, 45 participantes voluntários, entre estudantes, universitários e profissionais das mais diversas áreas, que se dedicam a mostrar, por meio da dança, a cultura da Paraíba.

Nos ritmos do xaxado, do coco de roda, das danças juninas, da ciranda, do boi-de-reis, da dança de salão regional, entre outros, o grupo atrai os olhares e a admiração por onde passa. Despertam nas pessoas a curiosidade de conhecer mais um pouco da história da Paraíba, e desperta a valorização da cultura popular.

Além da importância de promover a cultura popular, o grupo faz um trabalho de inclusão social, de que pessoas com deficiência também podem fazer parte. Marcos Aurélio Vital é um exemplo disso: a deficiência auditiva nunca foi uma limitação para mostrar seu amor pela dança. Através das vibrações emitidas pelos passos dos outros participantes e da contagem de passos, ele entrega sua paixão pela dança em cada ritmo.

Neste ano, o grupo folclórico recebeu da Associação dos Jornalistas e Escritores de Turismo o Troféu Waldemar Duarte 2018, por representar a dança e a cultura popular da Paraíba.

Durante sua trajetória, passou por várias cidades do Brasil e já ultrapassou oito mil apresentações desde que foi fundado. Para as apresentações, o grupo conta com o apoio do Trio Pé de Serra do Sesc e, ao som do zabumba, do triângulo e da sanfona, encanta os olhos e os ouvidos dos espectadores.

Paraíba Online 

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar