Falar sobre suicídio é um tema complexo e de certa forma ainda considerado tabu. No entanto, não podemos fechar os olhos para o aumento significativo de casos de suicídio em todo mundo, em particular em nossa realidade brasileira. Para tanto, a Secretaria de Saúde do Município de Monteiro deu início à Campanha do Setembro Amarelo.
Nas salas de espera nas unidades de saúde da cidade estão sendo feitas palestras com orientações ao público sobre a campanha. Nesta segunda-feira, 10, a conversa aconteceu no PSF 08, nesta terça-feira, 11, acontecerá às 14h no PSF 13. Já na quarta, o PSF 04 será atendido com a palestra às 08:30, na quinta será a vez do PSF 07 às 09:30.
Na sexta-feira, às 08:30 o PSF 09 dá a sequência das reuniões que se seguem pelas próximas semanas, no PSF 11 na terça às 08:30 e no PSF 02 às 14h, PSF 03 na segunda dia 24 às 14h e sendo finalizada com o PSF 13 no dia 25 às 14h.
A programação do Setembro Amarelo ainda acontece com uma mesa redonda com os alunos boa da Escola José Leite de Souza no dia 24, encerrando no dia 26 com a grande Caminhada de Valorização à Vida.
“Precisamos conversar com os jovens e com toda a comunidade para alertar mesmo sobre os indícios de depressão e temas relacionados ao suicídio. Temos que resguardar os Monteirenses e ajuda-los. Valorizar a vida é sempre a saída”, conta a Secretária de Saúde Paula Oliveira.