DestaquesParaíba

Cultura Monteirense de luto – morre Zé Preto, chefe da Mazurca de Santa Catarina

ze-preto-300x300 Cultura Monteirense de luto - morre Zé Preto, chefe da Mazurca de Santa CatarinaMonteiro perde um de seus maiores representantes na Cultura Popular. Morreu na madrugada desta quarta-feira (31) José Severino da Silva, conhecido como seu Zé Preto, chefe da Mazurca de Santa Catarina.

A mazurca é uma dança tradicional de origem polaca, feita por pares formando figuras e desenhos diferentes, em compasso de 3/4 e tempo vivo. Característico é o ritmo pontuado, com acento tipico no 2 e 3º tempo do compasso. A mazurca é semelhante à oberca, que é uma variante muito rapida. A mazurca era frequentemente utilizada pelos compositores da Polonia da era romântica, como Chopin, Moniuszko ou Wieniawski.

Na Polonia já nao se dança a mazurca, mas em Cabo Verde ainda hoje é dançada e tocada em quase todas as ilhas com incidência nas de Santo Antão, São Nicolau e Boavista. No Fogo existe o rabolo, que é uma variante da mazurca. Tornou-se também tradicional dançar-se mazurca no condado de Nice na França.

Aos 80 anos de idade José Severino da Silva, mais conhecido como Zé Preto nasceu no sitio Zé Antônio próximo a cidade da Prata município de Monteiro-PB, este sitio também era conhecido como sitio urubu, casado com dona Maria da conceição com ela não tem filhos mais seus 10 filhos o respeitam como pai, de filho de sangue mesmo tem apenas 01 que se chama Sebastião ele mora em Brasilia-DF, há anos não tem contato com ele.

Seus pais eram o sr. Terto Severino e dona Quitéria Maria da Conceição, tinha 7 irmãos mais vivas só tem apenas 2 irmãs: Marie Edite que mora com ele e Maria Ferreira da Conceição que mora no sitio em Santa Catarina próximo a cidade de Monteiro.

Queria muito que essa minha cultura não se acabasse pois estou ficando velho e gostaria muito que essa meninada nova aprendesse a Mazurcar, pois se tomarem gosto pela a dança eu garanto que mais nunca irão deixar de dançar. Se quiserem eu estou disposto a ensinar de graça o que aprendi eu faço isso porque eu gosto. Afirmou o mestre da Mazurca (Zé Preto) em vida.

OPIPOCO

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar