Mundo

Parlamentares peruanos aprovam referendo

cats-1-300x176 Parlamentares peruanos aprovam referendo

O Congresso do Peru aprovou nesta quinta-feira um referendo sobre uma série de reformas políticas e judiciárias introduzidas pelo novo governo do presidente Martin Vizcarra cujo objetivo é eliminar corrupção e nepotismo em uma das economias mais promissoras da América Latina.

As reformas que deverão ser submetidas ao voto popular incluem a criação de uma segunda Câmara no Congresso e uma proibição à reeleição de parlamentares.

Em uma votação que durou até as primeiras horas da manhã desta quinta-feira, o Congresso peruano também aprovou a regulação de financiamento de partidos e reformulação do Conselho Nacional de Magistrados, um painel de sete membros que seleciona e supervisiona juízes e promotores, após um escândalo de tráfico de influências em julho.

Vizcarra assumiu o cargo em março com a promessa de limpar a corrupção endêmica no país, que levou à queda do presidente anterior, Pedro Pablo Kuczynski, que renunciou para evitar o seu impeachment por acusações de corrupção e compra de votos que ele negou.

Todas as quatro reformas serão colocadas em referendo previsto para dezembro.

Reuters 

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar