DestaquesDiversas

Documentário gravado em Monteiro conta história das tradicionais cantorias “Pé de Parede”

carlinhos Documentário gravado em Monteiro conta história das tradicionais cantorias “Pé de Parede”

A tradição cultural das cantorias “pé de parede”, onde os cantadores se encontram nas casas das pessoas para homenagear os presentes e travar embates de versos, é tema de um documentário paraibano feito com o objetivo de resgatar a tradição e apresentar a cantoria para as novas gerações. Realizado pelo psicólogo Flávio Monteiro e pelo jornalista Caio César Beltrão, “Cantoria Pé de Parede na Casa de Severo” foi gravado em Monteiro e lançado após cinco meses de produção.

“A ideia de produzir um registro visual das tradições de uma comunidade se deu por uma preocupação com as gerações de pessoas idosas que estão deixando esses legados e a nova geração nem sempre se dá conta disso”, explica Flávio.

O filme foi gravado na casa de Severino Fernandes, o Severo, que fica em um sítio na cidade de Monteiro. O município foi escolhido por ser lar de grandes nomes do repente, como o poeta Pinto de Monteiro, de artistas como Flávio José e Zabé da Loca, e também por ser raiz histórica e cultural da família do produtor.

“Resolvi fazer o registro visual de uma cantoria na casa de Severo, que sempre promove esses encontros lá, e depois de gravado, percebemos que ali poderia ser contada uma história sobre o tempo – presente, passado e futuro. A cantoria aparece como a forma de sentir, tocar e ser tocada na alma do sertanejo”, diz o produtor.

Entre os entrevistados no filme estão os cantadores Carlinhos da Prata, Renê Rodrigues, Zé Rosas e Edmilson Santos, além de pessoas da comunidade. A ideia é mostrar a dinâmica da cantoria “pé de parede”, os cantadores que ainda apoiam a prática e também os admiradores.

“Em um dos momentos mais especiais acontece uma homenagem aos 90 anos de um morador da localidade. Visivelmente debilitado, ele se emociona profundamente diante das palavras que recebe sobre sua existência diante do tempo”, comenta Flávio.

A gravação foi feita por Flávio Monteiro e por Caio Beltrão, que já haviam feito uma parceria em um outro documentário sobre o quilombo Caiana dos Crioulos, em Alagoa Grande. O filme começou a ser gravado em junho e foi finalizado em outubro.

Paraiba da gente

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar