Paraíba

PB tem mais dois indicados para a equipe de transição de Bolsonaro

palácio-do-planalto-Reprodução-Google-Street-View-300x213 PB tem mais dois indicados para a equipe de transição de Bolsonaro

A Paraíba tem mais dois nomes indicados para a equipe de transição do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL). Além do ex-secretário de Planejamento e Gestão do Estado da Paraíba, administrador e advogado Tárcio Handel Pessoa, que já havia sido anunciado nesta terça-feira (20), também foram indicados os advogados Nildo Moreira Nunes e Carlisson Djanylo da Fonseca Figueiredo.

Os três vão compor o grupo do Núcleo de Desenvolvimento Regional da equipe de transição, que é coordenado pelo deputado federal eleito Julian Lemos (PSL) e já devem começar a trabalhar a partir desta quarta-feira (20). O outro paraibano que também foi designado para a equipe, desde o início do mês, é o procurador Nacional da Fazenda, Sérgio Queiroz, que também é pastor e conhecido por sua atuação social na Fundação Cidade Viva, da qual é fundador e presidente.

Tárcio Handel disse que será uma honra fazer parte da equipe de transição, na qual começará a trabalhar de imediato, com o foco voltado para o desenvolvimento regional, fazendo a conexão com as estratégias econômicas nacionais do futuro ministro da Fazenda de Bolsonaro. “O meu trabalho estará ligado a definições de estratégias de desenvolvimento regional, com uma interligação direta com o Núcleo Econômico”, comentou.

O ex-secretário disse ainda que vai levar para a equipe um pouco da experiência adquirida em mais de sete anos de atuação na área de planejamento e gestão pública. Além disso, revelou que suas expectativas são as melhores possíveis em poder contribuir para melhoria das políticas de desenvolvimento regional do Brasil, do Nordeste e principalmente da Paraíba.

“Está na hora de o Estado da Paraíba ter acesso a um projeto de desenvolvimento e ocupar o lugar que merece ocupar. Pelo que tenho avaliado nos últimos anos é que somos o único Estado da Região Nordeste que não conta com o projeto de desenvolvimento, apesar de estar no centro da região. Temos um trabalho forte para desenvolver, pensando na Paraíba, no Nordeste e a consolidação de um governo vitorioso”, comentou.

Tárcio disse que vai se empenhar para colaborar com a equipe e trabalhar de forma integrada com os diversos núcleos, para no curto espaço de tempo que resta antes da posse do novo presidente estar com os planos de ações devidamente elaborados. “Temos pouco tempo. Um mês e 10 dias antes da posse e nosso foco é pensar no desenvolvimento do Nordeste e colaborar com a consolidação de um governo vitorioso que será o de Bolsonaro”, declarou.

Tárcio Pessoa disse, ainda, que seu pensamento é em prol do fortalecimento das estruturas econômicas e a busca de melhorias da gestão pública no país, com garantia de equilíbrio fiscal, financeiro e econômico. Ele deve apresentar como proposta para a economia a fusão e integração das pastas das Finanças com as do Orçamento e da Gestão, assim como fez quando assumiu o cargo de secretário da gestão de Ricardo Coutinho, em 2015. “Defendo a tese de que a fusão do Planejamento com Finanças é fundamental para conseguir equilibrar as matrizes de receita e despesas. É imperativo aliar o planejando de curto, médio e longo prazos com a gestão do fluxo de caixa e, com isso, controlar o risco fiscal e otimizar a gestão”, comentou.

Ele ressaltou, também, que sempre pautou seu trabalho no governo da Paraíba na responsabilidade fiscal e na melhoria da capacidade de gestão da coisa pública e na formatação de um modelo de eficiência da coisa pública para melhorar os resultados do governo. “E quando saí do governo, fiz mestrado em desenvolvimento econômico e sustentável e tenho focado nisso. Fiz trabalhos neste sentido no Tribunal de Justiça da Paraíba e na Prefeitura de Natal. Eu acredito que é necessário um choque na nossa economia e reduzir o tamanho do Estado, que não deve travar, mas impulsionar a capacidade empreendedora do setor produtivo”, revelou.

Os advogados Nildo Moreira Nunes e Carlisson Djanylo da Fonseca Figueiredo também foram indicados por Julian Lemos para integrar o Núcleo de Desenvolvimento Regional. De acordo com Nildo Nunes, será uma honra integrar a equipe e contribuir para consolidação do projeto  para gestão do presidente eleito Jair Bolsonaro, visando ações desenvolvimentistas para região Nordeste.  “É uma honra participar desta equipe, coordenada pelo deputado Julian Lemos. O nosso foco será trabalhar nesta área de desenvolvimento da região Nordeste e, consequentemente, que contemplará o Estado da Paraíba”, comentou.

Com a apresentação dos membros da equipe, que poderá ser composta por cinco membros, está praticamente fechado o grupo de trabalho responsável pelo desenvolvimento regional. No entanto, pode ser que Julian Lemos apresente até o fim da semana mais um nome, já que está na coordenação.

Perfil profissional Tarcio Handel Pessoa

Bacharel em Administração e Direito, Advogado Especialista em Direito Publico, Direito Financeiro e Gestão Fiscal, Especialista em Gestão de Estratégia e de Negócios Sustentáveis . Exerceu Cargos de Secretário de Estado de Planejamento, Orçamento, Gestão e Finanças, Secretario de Finanças e de Secretario de Empreendedorismo  no Governo do Estado da Paraíba e de Secretário Chefe da Consultoria Geral da Prefeitura de Natal/RN, tendo também sido Diretor de Economia e Finanças no Tribunal de Justiça da Paraíba,   Conselheiro Deliberativo do Sebrae-PB e da Companhia Docas da Paraíba e Diretor do Colegiado Nacional de Secretários de Planejamento dos Estados.

Foi Diretor de Instituições Privadas com atuação Nacional e Internacional. Ganhador do Premio Ethos de Sustentabilidade e do Premio Ashoka/McKinsey de Planos de Negócios. Mestrando em Direito e Desenvolvimento Sustentável atuando na pesquisa direcionada a sustentabilidade publica e desenvolvimento democrático. Professor Universitário, Consultor e Palestrante.

Perfil de Nildo Moreira Nunes

Bacharel em Direito, advogado especialista em Direto Público, militante na área Constitucional, Administrativa e Eleitoral, Nildo Moreira Nunes exerceu cargos de chefe da Assessoria Jurídica do Detran-PB, assessor jurídico do Instituto de Previdência do Município de Santa Rita, assessor e consultor jurídico do município de Santa Rita, foi membro do Conselho Municipal de Segurança Pública COMSEP, junto à Secretaria de Segurança e Defesa Civil de Cabedelo, membro da Comissão responsável pelo Concurso Público destinado ao Provimento de Cargo de Procurador do Ministério Público junto ao TCE-PB, advogado da Fundação Ricardo Franco com atuação perante o CENTRAN e DNIT, responsável pela duplicação da BR 101, assessor jurídico da Procuradoria Geral do Estado da Paraíba, coordenador jurídico da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Município de João Pessoa, membro da Comissão de Ética da OAB/PB, conselheiro titular da OAB/PB, vice-presidente da 1ª Câmara da OAB/PB, diretor da OAB/PB, corregedor-geral da OAB/PB.

O advogado também já compôs a lista tríplice por duas vezes do Tribunal TRE-PB, ao cargo de Juiz Substituto na categoria Jurista, vice-presidente do Conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção do Estado da Paraíba.

Perfil de Carlisson Djanylo da Fonseca Figueiredo

Carlisson Djanylo da Fonseca Figueiredo é Advogado militante desde 2006, com vasta experiência nos ramos do direito empresarial, tributário, trabalhista, administrativo e eleitoral, com atuação em diversos Estados do país. Pós-graduado em Direito Tributário pela UNISUL; Presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB. Conselheiro Estadual da OAB/PB no período 2013/2015; Procurador Autárquico do CRC/PB. Membro fundador da AATRAPB. Professor, Consultor e Palestrante. Possui Banca de Advocacia localizada na Av. General Bento da Gama, 180, Torre, João Pessoa.

*Texto de Adriana Rodrigues, do Jornal Correio.

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar