Brasil

Projeção indica 1.190 assassinatos na PB em 2018

22-12-2018.112503_Violencia-2 Projeção indica 1.190 assassinatos na PB em 2018

A Paraíba deve fechar 2018 com 1.190 assassinatos. É o que projetam os números do Anuário de Segurança Pública, documento apresentado preliminarmente em reunião que aconteceu no Palácio da Redenção, em João Pessoa, na tarde desta sexta-feira (21), evento que contou com a presença do governador Ricardo Coutinho, do secretário de Segurança e da Defesa Social Cláudio Lima e representantes das Polícias Militar e Civil e Corpo de Bombeiros.

De acordo com a previsão, apresentada pelo Núcleo de Análise Criminal e Estatística (Nace) da Secretaria da Segurança e da Defesa Social, o ano de 2018 pode terminar na Paraíba com taxa de 29,8 assassinatos por 100 mil habitantes. Mesmo com os números ainda elevados, a Paraíba poderá ser o único estado brasileiro com sete anos de redução consecutiva nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs).

Também segundo projeção do anuário, as duas maiores cidades do estado, João Pessoa e Campina Grande, podem registrar, respectivamente, 245 e 92 casos de assassinatos em 2018. Conforme os dados estimados, a Capital pode registrar neste ano uma taxa de 30,6 assassinatos na avaliação por 100 mil habitantes.

Feminicídios

Este ano, o número de mulheres assassinadas na Paraíba pode ser de 81. De acordo com a Secretaria de Segurança, dos crimes ocorridos de janeiro a setembro deste ano, 61% já foram elucidados, com indicação de autoria. Do número total em nove meses, 24 foram feminicídios.

Divulgação de dados

O governo do Estado não divulga dados comparativos com o ano anterior. Para apresentar maiores índices de redução nos números da violência, prefere usar a metodologia de fazer comparações com as estatísticas registradas no início da atual gestão, no ano de 2011, quando foram contabilizados 1.680 assassinatos, ou 44,3 por 100 mil habitantes.

Convênio com a PRF

Durante a reunião, foi assinado um convênio da Secretaria da Segurança e da Defesa Social com a Polícia Rodoviária Federal. O objetivo é a operacionalização de sistemas de monitoramento e compartilhamento de tecnologia em Inteligência, com acesso mútuo a bancos de dados e análise em tempo real de conteúdo captado por esses equipamentos.

PORTAL CORREIO.

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar