O Portal teve acesso em primeira mão a uma versão do Anuário da Segurança Pública na Paraíba mais extensa, com 132 páginas, do que a divulgada oficialmente pelo Estado, na última quinta-feira (31), com apenas 30 páginas. Um dos dados diz respeito a morte por acidentes no trânsito. O relatório apontou que 859 pessoas morreram vítimas de acidentes no trânsito em 2018. A taxa de mortes por 100 mil habitantes ficou em 21,5%, o menor percentual desde 2012.
Ainda conforme o levantamento, 56% das vítimas utilizavam motocicletas e 88% eram homens. Ocupantes de automóveis (carros e caminhões) compuseram o segundo grupo mais afetado, com 31% das mortes no trânsito. Pedestres aparecem logo depois, com 10%, seguidos de ciclistas, 3%.
Algumas condutas do motorista podem evitar acidentes. Uma das principais é a atenção e respeito à sinalização e aos limites de velocidade. “Eles existem para proteger a sua vida”, alerta a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Outro procedimento importante é a manutenção do veículo, verificando principalmente a condição de pneus e de itens de iluminação. Andar muito próximo ao veículo que está à frente e ligar o pisca-alerta com o meio de transporte em movimento também pode causar confusão no trânsito, com um acidente como consequência.
Portal Correio