Brasil

Cidades brasileiras têm protestos contra a ditadura militar

ditadura-recife-3-1-520x326 Cidades brasileiras têm protestos contra a ditadura militar

Manifestações pró e contra a ditadura militar (1964-1985) ocorreram em várias cidades do Brasil neste domingo (31), dia em que o golpe que instaurou o regime completa 55 anos.

O golpe de estado de 1964 precedeu um período de ditadura militar em que não houve eleição direta para presidente Brasil. O Congresso Nacional chegou a ser fechado, mandatos foram cassados e houve censura à imprensa. De acordo com a Comissão da Verdade, 434 pessoas foram mortas pelo regime ou desapareceram – somente 33 corpos foram localizados.

As manifestações ocorrem em meio a polêmica envolvendo o governo federal após o presidente Jair Bolsonaro determinar que o Ministério da Defesa fizesse as “comemorações devidas” pelos 55 anos do golpe.

Após a determinação do presidente, a Justiça Federal em Brasília chegou a proibir, seguindo um pedido da Defensoria Pública da União, que o golpe fosse celebrado pelas Forças Armadas. No entanto, outra decisão, também da Justiça Federal, liberou as comemorações.

Veja abaixo os locais que registraram manifestações:
Rio de Janeiro

Centenas de manifestantes se reuniram na Cinelândia, na região central, em um ato contra a ditadura.
São Paulo

Na capital, manifestantes realizam dois atos contra a ditadura. Um deles teve início nesta tarde da Avenida Paulista, na região central da cidade, e o outro, no Parque do Ibirapuera, na Zona Sul.
Em Mogi das Cruzes, cerca de 50 manifestantes se reuniram para um ato contra a ditadura.
Distrito Federal

Em Brasília, houve um manifesto contra a ditadura durante a manhã. Os organizadores dizem que foram 600 participantes e a Polícia Militar, 450.
Minas Gerais

Duas manifestações, uma contrária e outra favorável à ditadura, foram promovidas em Belo Horizonte. O ato contrário à ditadura reuniu centenas de pessoas na Praça da Liberdade, região centro sul da capital mineira.

Leia Também:   MÁGICA? Reforma da Previdência beneficiará mais pobres, revela ministério

Um outro grupo, com aproximadamente 50 pessoas, também se reuniu em Belo Horizonte em comemoração ao que chamam de “movimento cívico-militar de 1964.”
Ceará

Um grupo de manifestantes se reuniu nesta tarde no calçadão da Praia de Iracema, em Fortaleza, em ato contra a ditadura militar.
Santa Catarina

Florianópolis, Joinville e Balneário Camboriú registraram manifestações contra a ditadura militar. Em Joinville, a organização do protesto afirmou que havia 150 pessoas. Em Balneário Camboriú, os organizadores também informaram que o número de participantes era de 150. Em Florianópolis, o ato reuniu cerca de 30 pessoas.
Pernambuco

Um grupo se reuniu em manifestação contra a ditadura na Rua da Aurora, no Centro do Recife.
Goiás

Cerca de 100 pessoas fizeram um ato a favor da ditadura pela manhã em Goiânia, no centro da cidade.
Pará

Na praça da República, em Belém, cerca de 100 pessoas se reuniramem protesto contra a ditadura.
Rio Grande do Sul

Um grupo se reuniu na Redenção, em Porto Alegre, para protestar contra a ditadura militar.
Tocantins

Um grupo de manifestantes fazem um ato em Palmas, contra a ditadura militar.



Fonte: G1

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar