CidadesDestaques

Monteiro mais uma vez se confirma na vanguarda do Ensino brasileiro

timthumb-7-520x378 Monteiro mais uma vez se confirma na vanguarda do Ensino brasileiro

Os eixos que servirão de referência para a estruturação dos itinerários formativos para o novo ensino médio estão em uma portaria publicada na última sexta-feira, 05, pelo Ministério da Educação (MEC). Os referenciais foram definidos pela gestão passada da pasta e já estavam disponíveis na internet desde o fim do ano passado. Agora, foi feita a publicação oficial.

Um dos novos parâmetros para o novo ensino médio é uma formação mais voltada para o empreendedorismo, sendo este um dos eixos que orientarão os chamados itinerários formativos, ou seja, as atividades que os estudantes poderão escolher. O modelo deverá ser implementado nas escolas públicas e privadas do país até 2021.

Isso significa que, ainda no ensino médio, os estudantes poderão, por exemplo, aprofundar os conhecimentos referentes ao mundo do trabalho e à gestão de empreendimentos. Neste cenário a Rede Municipal de Educação de Monteiro encontra-se na vanguarda, pois, desde o ano de 2018 tem iniciado a implantação do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP, em parceria com o SEBRAE, onde o alunado aprende desde o primeiro ano do Ensino Fundamental I percebem que empreender é algo muito natural desde o início da sua vida escolar.

A abordagem do empreendedorismo é feita por meio de atividades divertidas e lúdicas, onde crianças a partir dos seis anos vão aprender a empreender, a montar um negócio, a trabalhar em equipe, entre tantas outras coisas.

“A expectativa é que, com a implementação do novo modelo, o ensino médio passe a fazer mais sentido e ser mais útil e adequado para os jovens, independentemente do caminho que eles queiram seguir. Se querem seguir para a universidade ou para o mundo do trabalho, que seja uma formação mais vinculada ao projeto de vida que eles têm”, acrescentou o conselheiro do Conselho Nacional de Educação –CNE, Eduardo Deschamps.

Para a secretária de educação, Ana Lima, este é mais um reconhecimento que o município está indo no caminho certo, e a prefeita Anna Lorena ainda acrescenta “Nossas crianças em 2021 já estarão familiarizadas com estas questões de empreendedorismo levando uma grande vantagem em relação a maior parte do país. E mais uma vez repito, todas as parcerias firmadas entre a Prefeitura Municipal e diversas entidades só vem a agregar valor às nossas ações, esta é mais uma confirmação. E já temos exemplos que essa metodologia dá certo, já temos vários empreendedores mirins e um grande case de sucesso, isso é um motivo de grande felicidade para todos nós!”.

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar