Política

MPPE diz que prefeitura de Sertânia terá que levar médicos para zona rural do município

a19f3d4704938562bf2da5597c3dcabb-520x292 MPPE diz que prefeitura de Sertânia terá que levar médicos para zona rural do município

Nesta terça-feria, dia 8 de abril, ocorreu um audiência pública na sede do Ministério Público de Pernambuco, com a presença do representante do MPPE, o Promotor de Justiça Dr. JÚLIO CÉSAR CAVALCANTI ELIHIMAS, dos lideres comunitários das seguintes localidades: Cruzeiro do Nordeste, Algodões, Umburanas, Moderna e outras localidades da zona rural que vergonhosamente estão, a maioria delas, com pelos menos 6 meses sem atendimento médico, a audiência contou também com a presença do advogado Celestino Barros e do prefeito de Sertânia Ângelo Ferreira, que ali compareceu com sua claque, presente também o advogado da prefeitura Ademilson Ferreira, conhecido por “Malybu” e após discussões calorosas, mais uma vez, o prefeito Ângelo Ferreira, demostrando destempero, e sobretudo demonstrando que não aceita se contrariado elegeu o advogado Celestino para desferir suas provocações e ironias, sendo inclusive, em determinado momento, “convidado” a se retirar da audiência, ficando ali apenas os advogados.

Mas venceu a prudência, venceu a força da união dos lideres comunitários que ali compareceram em massa para cobrar os direitos que têm suas comunidades, ou seja, o de receber atendimento médico, negligenciado hoje pelo poder executivo municipal, que na época das eleições e antes dela, prometeu “mundos e fundos”, no entanto para cumprir parte dessas promessas, as comunidades, através dos seus lideres, tiveram que recorrer a promotoria de justiça. O que não deixa de ser vergonhoso. Talvez por isso que o prefeito Ângelo Ferreira, que odeia ser contrariado, estava tão nervoso. Mas ficou claro que mesmo que alguns políticos, alguns governantes, achem que vivem no tempo do coronelismo e que suas vontades sobrepõem a vontade e o direito popular, as instituições, como o MPPE, estão aí para provar o contrario. Bom ver coronéis insepultos da velha república, se dobrando ante os poderes constitucionais e democráticos.

Quem nos conta todo detalhes sobre a audiência pública é um dos lideres que estava ali presente, sim aquele mesmo que foi candidato a vereador pelo grupo do atual prefeito  e que ao cobrar direitos inerentes a sua comunidade, foi agredido por Ângelo Ferreira dias atras, ele, Adriano Vasconcelos, conhecido por “Adriano das Placas:

“Meus amigos!
Acompanhado de comitivas de associações de moradores de comunidades que encontram-se a quase 6 meses sem atendimento médico, participamos de uma audiência no Ministério público de Sertânia.
Na audiência estiveram representando a prefeitura: O Prefeito Ângelo Ferreira, a coordenadora da atenção básica Camila e o advogado do município Ademilson Ferreira da Silva(Malibu).
Representado às comunidades sem atendimento médico estiveram: Maria Lima(Associação Boa sorte), Moreninha(Associação do Povoado Umburanas), Maria Aparecida(Associação do Assentamento Nossa Senhora do Carmo), Edmilson(Associação do Povoado Cruzeiro do Nordeste), Adriano de Placas(Associação comunitária Nossa Senhora Aparecida e o Conselho Municipal de desenvolvimento Rural e sustentável) e o advogado Celestino de Barros Sobrinho.
A audiência começou tranquila, porém aos poucos o clima foi esquentando devido às investidas(ataques) do prefeito do município ao advogado Celestino que nos representava. Por várias vezes o promotor Dr. Júlio César teve que intervir.
Representantes tiveram uma postura digna de aplausos.
Ficou acordado que: O povoado de Cruzeiro do Nordeste e o distrito de Algodões que tem posto de saúde(PSF), terão atendimento médico a cada 15 dias em dois turnos. O povoado de Moderna e Umburanas que fazem parte do PSF de Cruzeiro do Nordeste a prefeitura disponibilizará transporte para o deslocamento dos pacientes agendados, assim como os pacientes do distrito de Henrique dias terão para o PSF de Algodões.
Os agendamentos dos povoados que não têm PSF, porém tem ponto de apoio serão feitos por um profissional específicos. Esse profissional fará o agendamento uma vez por semana em dia é horário a ser divulgado pela prefeitura.
O município irá disponibilizar uma vez por mês 01 agente de saúde e 01 enfermeiro para atendimentos dos acamados em Cruzeiro do Nordeste, Algodões, Umburanas, Moderna e Henrique dias, cuja lista será entregue nos pontos de apoio ou posto de saúde, devendo ser a lista entregue mediante protocolo ao responsável do local. A lista deverá conter nome, endereço completo, telefone e o ponto de referência do acamado ou responsável.
O sítio pinheiros o município irá disponibilizar 01 vez ao mês, profissional da saúde, para atendimento das crianças na escola do sítio pinheiros para realização de puericultura, devendo divulgar antecipadamente os dias e horários dos atendimentos.
Os pacientes que ao se dirigirem das zonas rurais e não conseguirem atendimentos nos dias determinados, já sairão com agendamento marcado para o próximo dia de atendimento.
A pedido nosso o promotor solicitou que afixar-se cópias do termo de acordo nos PSF(s) e pontos de apoio.
Lembro aos amigos que esses atendimentos são de caráter excepcional(paliativo).
O gestor do município Informou que o edital do concurso onde terá vagas para médicos, sairá nas próximas semanas.
Peço desculpas aos representantes se não foi a melhor alternativa, porém afirmo que dentro das minhas limitações, fiz o que pude.
Em nenhum momento vocês me deixaram só. Só tenho que agradecer a todos.
Agradeço ao advogado Celestino por está com a gente dando o maior suporte. Obrigado Celestino!
Muito obrigado gente!
Estamos juntos!
Deus abençoe a todos vocês!”, disse Adriano das Placas, contando detalhes sobre a audiência Pública
Então caro leitor, após a audiência pública parece que a comunidade rural vai começar a receber atendimento médico.
Que o prefeito Ângelo Ferreira, que adora ações midiáticas, possa usar sua propaganda para, sobretudo, pedir desculpas aos sertanienses, principalmente dessas comunidades, reconhecendo sua incompetência, já que transferiu uma responsabilidade que é sua para aquelas pessoas ao manda-las “arrumar um médico” que a prefeitura contrata”, demonstrando sua total falta de articulação e INCOMPETÊNCIA.
Mas esta propaganda a prefeitura não faz!!
Estamos a DERIVA!!!!!
Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar