Por meio de Liminar a Prefeitura do município de Sumé, teve permissão novamente para fechar as escolas da zona rural, os fechamentos estavam suspensos por determinação Judicial.
De acordo com a reportagem do portal maisparaiba, pais, mães, professores, alunos e profissionais clamam por socorro após serem ignorados pelo poder público local. A prefeitura alega não ter verba suficiente para manter as Escolas funcionando.
Com o fechamento das escolas, crianças tem de se deslocar quilômetros para assistir aula o que tem desmotivado o alunado e favorecido a evasão escolar o que contribui para a formação de adultos ignorantes, analfabetos e analfabetos funcionais, as medidas foram tomadas sem que a população e profissionais da educação do campo qualificados para a pauta e os cidadãos que mantém financeiramente a máquina pública fossem ouvidos.
Essas escolas, tinham como objetivo, fazer as crianças se acostumar com o meio rural, e se fixar na sua comunidade, evitando que os “Filhos do Campo” cada vez mais se desliguem de sua realidade, e venham se adaptar a cultura da Zona Urbana.
maisparaiba
Confira o Vídeo:
https://www.youtube.com/watch?time_continue=299&v=M7S6zVoR6N4