DestaquesParaíba

Representantes do Banco Mundial conhece projetos na zona rural de Monteiro e Sumé

MONTEIRO-LINDA-487x390 Representantes do Banco Mundial conhece projetos na zona rural de Monteiro e Sumé

Representantes do Banco Mundial, que estão na Paraíba desde segunda-feira (6), se deslocam nesta quinta-feira (9) para o interior do Estado com o objetivo de conhecer projetos que beneficiam famílias da zona rural e fortalecem o setor produtivo. A missão do Bird está discutindo com o Governo do Estado a implementação do programa ‘Paraíba Rural Sustentável’, para o qual estão garantidos recursos da ordem de R$ 300 milhões.

Nesta quinta-feira, às 9h, os técnicos do Banco Mundial se deslocam para o município de Campina Grande, onde, às 9h, farão uma visita ao escritório regional da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Lá, conhecerão as tecnologias de produção que poderão ser aproveitadas no Projeto Paraíba Rural Sustentável, visando garantir melhor produtividade e convivência com o semiárido. A Embrapa, na visão do BM, poderá oferecer significativa contribuição para o fortalecimento do setor produtivo para melhorar a qualidade de vida dos agricultores paraibanos.

De Campina Grande, a missão se dirige para a cidade de Sumé para, às 15h, visitar o Sistema de Dessalinização Vertical instalado na Comunidade Princesa de Juá, atendendo 25 famílias com água potável de qualidade. Esse projeto é financiado pelo Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase) em parceria com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) e Programa Água Doce, em execução pela Secretaria de Estado da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e Meio Ambiente.

Na sexta-feira (10), a delegação viaja para Monteiro, onde, às 8h30, se desloca para a Comunidade Mulungu, para conhecer o projeto produtivo que contempla o plantio de palma resistente à cochonilha do carmim, que alimenta os rebanhos caprino e bovino para fortalecimento das unidades produtivas. Na ocasião, também irão se inteirar da utilidade do tanque de resfriamento e da sala de ordenha. Na Cooperativa dos Produtores Rurais de Monteiro, às 10h30, irão entender o funcionamento da Capribom – Cooperativa de Beneficiamento de Leite e Unidade de Produção e Beneficiamento.

A Capribom – A Cooperativa dos Produtores Rurais de Monteiro (Capribom) é uma organização baseada na colaboração recíproca, que é um dos pilares do cooperativismo, que vem atendendo ao produtor de leite de cabra e vaca, recebendo sua produção, beneficiando e transformando parte em derivados.

A empresa capacitou e organizou produtores de leite, promovendo intercâmbio e estimulando atitudes empreendedoras, já que a atividade produtiva de leite é uma vocação natural da região do Cariri. Atua, também, em um plano sistemático de assistência técnica baseado nos princípios da relação custo/benefício, compatível com a produtividade de cada unidade de produção de seus associados, buscando sempre a expansão do cooperativismo.

A cooperativa tem 444 sócios, um volume de produção atual de 10 mil litros por dia e uma capacidade de beneficiamento instalada de 2 mil litros de leite por hora. Ela beneficia diretamente seus associados e indiretamente favorece a 1.440 pessoas, além de 120 mulheres. A produção de leite pasteurizado, queijos, manteiga e bebidas lácteas, é vendida para os mercados institucional e privado.

São parceiros da Capribom o Projeto Cooperar, Sebrae, Empaer, Empreender, Procase, Embrapa, Prefeitura de Monteiro, Universidades Federal da Paraíba (UFPB) e de Campina Grande (UFCG).

A missão do Banco Mundial é chefiada por Maurizio Guadagni, e composta por Pablo Valdivia, especialista em agronegócios e riscos agropecuários, Alberto Costa, especialista sênior em salvaguardas sociais, Ditmar Alfonso Zimath, consultor do Banco Mundial.

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar