DestaquesParaíba

Unidades de Saúde de Monteiro recebem avaliação “Ótima” e “Muito Boa” do MS

saude Unidades de Saúde de Monteiro recebem avaliação “Ótima” e “Muito Boa” do MS

O Ministério da Saúde publicou no último dia 20 de maio a lista de equipes certificadas do 3º ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) e sua respectiva Nota Metodológica, definindo os valores de repasse financeiro da certificação das equipes de atenção básica.

Considerando as categorias e os critérios de desempenho apresentados, das doze equipes avaliadas do município de Monteiro, 01 obtive desempenho dos padrões de qualidade classificados como ÓTIMO, 06 obtiveram desempenho dos padrões de qualidade classificados como MUITO BOM e 05 equipes foram avaliadas como BOM.

Nesta avaliação todos os PSFs receberam o PMAQ, que verificou itens como o acesso e qualidade da Atenção Básica, estrutura física, qualidade de atendimento, acolhimento, demanda espontânea e processo de trabalho da equipe.

“Essa conquista reflete o trabalho e o esforço da gestão da prefeita Anna Lorena que, conjuntamente com os profissionais que atuam nas respectivas unidades de saúde, dedicam-se e esforçam-se para ofertar aos nossos munícipes, serviços de qualidade, desde o primeiro acesso até o atendimento final; serviços estes que estão sendo reconhecidos e certificados pelo ministério da saúde como Ótimo e Muito Bom. É o governo municipal de Monteiro trabalhando pelo seu povo, por todos e para todos, promovendo saúde com qualidade, humanização, dignidade e respeito”, afirmou a secretária de saúde, Paula Oliveira.

Método de Avaliação do Ministério da Saúde

A classificação do desempenho das equipes no 3º ciclo do PMAQ-AB variou entre cinco categorias que traduziram as faixas de pontuação somadas aos critérios de cumprimento dos padrões de qualidades (gerais, essenciais e estratégicos). Conforme as categorias de desempenho, a nota que poderia ser obtida pelas equipes e a descrição da aplicação dos critérios dos padrões de qualidade para cada categoria foram as seguintes:

Ótimo: Equipes com 90% ou mais de cumprimento de padrões essenciais com pontuação maior ou igual a 8 e que cumprem 50% ou mais de padrões estratégicos;

Muito Bom: Equipes com 90% ou mais de padrões essenciais e com pontuação maior que 7 e menor que 8 pontos, ou Equipes com 90% ou mais de cumprimento de padrões essenciais com pontuação maior ou igual a 8.

Bom: Equipes com 90% ou mais de cumprimento de padrões essenciais com pontuação maior que 6 até 7 pontos;

Regular: Equipes com 90% ou mais de cumprimento de padrões essenciais com pontuação maior que 4 e até 6 pontos.

Ruim: Equipes com 90% ou mais de cumprimento de padrões essenciais com pontuação até 4 pontos, ou Equipes que NÃO cumprem com 90% dos padrões essenciais

Neste terceiro ciclo o município de Monteiro melhorou a nota de todas as unidades e agora como reconhecimento, está habilitado a receber mais de um milhão em incentivo para as Unidades de Saúde e NASF. Cada categoria de profissionais e a própria Prefeitura receberá um valor para ser revestido em melhorias de estrutura física. A Prefeitura de Monteiro tem utilizado a verba desde o ano de 2017 para investir em itens como o sistema Sisreg, computadores, ar condicionado, e reforma das UBSs  03 e 04, entre tantos outros serviços.

A Administração Municipal através da Secretaria de Saúde reconhece os esforços das equipes que se organizaram para alcançar a elevação dos padrões de qualidade, apoiando e qualificando o funcionalismo que se dedicam  e buscam aperfeiçoar os resultados do seu trabalho.

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar