DestaquesParaíba

Reunião discute instalação de Escritório Local de Operações do programa AgroNordeste no Campus Sumé da UFCG

UFCG-585x390 Reunião discute instalação de Escritório Local de Operações do programa AgroNordeste no Campus Sumé da UFCG

Foi realizada na manhã dessa terça-feira (22), no auditório do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido uma reunião para consolidar a caprino-ovinocultura das regiões do Cariri paraibano e do Moxotó-PE, com foco no desenvolvimento da produção de leite de cabra, bem como, carne e pele de caprino e ovinos.

Foi discutida a instalação do Escritório Local de Operações (ELO) no Campus Sumé, que reunirá representantes do Ministério da Agricultura e das entidades parceiras na execução do programa governamental AgroNordeste.

Participaram da reunião o diretor do Centro, professor Hugo Morais de Alcântara e professores do CDSA/UFCG, representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), da Embrapa, Sebrae, Senar, Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Conab, Defesa Agropecuária do Estado da Paraíba e, associações e cooperativas de produtores agropecuários.

O programa AgroNordeste foi elaborado a partir do estudo das cadeias produtivas que têm relevância socioeconômica e potencial de crescimento na região, identificando os entraves para o seu desenvolvimento e as soluções possíveis. Os territórios foram definidos com base nessas cadeias produtivas e no nível de vulnerabilidade da área. Até 2021, o programa deverá chegar a 30 territórios.

O AgroNordeste é voltado para pequenos e médios produtores que já comercializam parte da produção, mas ainda encontram dificuldades para expandir o negócio e gerar mais renda e emprego na região onde vivem. Entre os objetivos do plano estão aumentar a cobertura da assistência técnica, ampliar o acesso e diversificar mercados, promover e fortalecer a organização dos produtores, garantir segurança hídrica e desenvolver produtos com qualidade e valor agregado (dados do MAPA).

Ainda na ocasião, foi feita a entrega do troféu relativo às comemorações dos 10 Anos do CDSA ao senhor Francisco de Assis Quintans, um dos homenageados na solenidade realizada em setembro último, para festejar o aniversário do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido.

Assimp CDSA/UCG

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar