DestaquesDiversas

Após retomada do bombeamento, águas do Rio São Francisco devem chegar em 30 dias ao açude de Boqueirão

SÃO-FRANCISCO-533x400 Após retomada do bombeamento, águas do Rio São Francisco devem chegar em 30 dias ao açude de Boqueirão

As águas do Rio São Francisco já estão correndo outra vez na Paraíba, e a perspectiva é que em 30 dias elas inundem o açude Epitácio Pessoa em Boqueirão. As águas do “Velho Chico” chegaram na tarde desta quarta-feira (20) à cidade de Monteiro, no Cariri paraibano, 12 dias após a retomada do bombeamento da Transposição.

Desde fevereiro que as águas da transposição do Rio São Francisco não eram bombeadas para a Paraíba devido a um problema na barragem de Cacimba Nova, em Pernambuco. Antes de chegar à Paraíba, água captada do Rio São Francisco passou por seis estações elevatórias de água, cinco aquedutos, 23 segmentos de canais e ainda 12 reservatórios.

De acordo com informações da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), as águas seguiram pelo canal até a cidade de Monteiro, onde desemboca no rio Paraíba. Elas seguiram para os açudes de Porções e Camalau, e depois seguirão pelo leito do Rio Paraíba até chegar no Açude de Boqueirão. O açude Epitácio Pessoal tem capacidade para armazenar 411.686.287 metros cúbicos de água, mas, nesta quinta-feira (21) amanheceu com 79.844.015 , o que representa 17,11 de sua total capacidade, segundo os dados da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa).

– A previsão do MDR era o retorno das águas até o dia 20 de novembro. Já soube que as águas retornaram a Paraíba. Vamos dar um tempo para que ela se normalize e  saiba a vazão que vai ser liberada. Determinei a gerência de monitoramento e a gerência de bacia de Campina Grande para fazer o acompanhamento dessas águas ao longo do Rio Paraíba até a barragem de Poções, como também a barragem de Camalaú e de Boqueirão – explicou Porfírio Loureiro, presidente da Aesa.
Ele destacou que existe a possibilidade das águas chegarem ao Açude Epitácio Pessoa, em até 30 dias caso o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) libere uma vazão de 4 metros cúbicos de água por segundo.

PORTAL CORREIO

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar