Fotos da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 vazaram nas redes sociais antes do horário permitido, neste domingo (3). O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) confirmou que a imagem é real, mas garantiu que a divulgação não prejudica os participantes.
“É importante esclarecer que a divulgação, que ocorreu após o início da aplicação, não prejudicou o andamento do exame. Todos os participantes já tinham passado pelos procedimentos de segurança e estavam nos locais de prova”, diz o Inep.
Os órgãos competentes foram acionados pelo Inep para identificar a origem e o responsável pela divulgação da imagem.
Pelas regras do exame, é proibido o uso de aparelhos eletrônicos no local de aplicação do Enem, como celulares. Eles devem ser desligados e colocados dentro do envelope porta-objetos que cada candidato recebe. O uso desses objetos leva à eliminação do candidato.
Cerca de 5,1 milhões de candidatos estão inscritos no Enem. Neste domingo (3), eles fazem provas de redação, linguagens e ciências humanas. No próximo domingo (10), os participantes fazem provas de matemática e ciências da natureza.
PORTAL CORRREIO